TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manejo reprodutivo

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

                                                         

                                                            Eficiência reprodutiva

A eficiência reprodutiva  é um parâmetro que contribui para a eficiência do rebanho, a eficiência do rebanho, que é fortemente influenciado pela ambiência, pela genética e pelo regime de manejo.

A interação ambiente  e animal é de suma importância. Ao se avaliar o ambiente deve-se considerar os fatores biológicos, climáticos, físicos, químicos e sociais e as possíveis interações entre si e com os animais. Esses fatores servirão de suporte para que os animais possam expressar plenamente suas capacidades produtivas.  

Dentre os diversos fatores, ressaltam-se: a disponibilidade e qualidade da água; a quantidade e distribuição de chuvas; à qualidade e disponibilidade das forragens; a taxa de lotação; a possibilidade de dominância entre os indivíduos; a maior ou menor intensidade do fotoperíodo; a temperatura ambiente; a radiação solar; a umidade do ar e do solo. Esses fatores podem interferir, direta ou indiretamente, com o consumo de alimentos e a saúde dos indivíduos o que certamente repercute no desempenho reprodutivo e no desfrute dos rebanhos dos rebanhos. Ressalta-se que, uma vez, a capacidade biológica dos indivíduos; as condições de ambiente, os custos de produção e os mercados sejam favoráveis deve-se buscar a maximização da eficiência reprodutiva.

                                               Manejo Reprodutivo

Os fatores a serem influenciando no manejo reprodutivo são:

  • Puberdade e Maturidade Sexual
  • Ciclo estral e estro
  • Rufião
  • Condição Corporal (CC)
  • Anestro, pós-parto e intervalo entre partos.
  • Estação do Ano
  • Condição Corporal
  • Suplementação alimentar

  1. Puberdade e Maturidade Sexual

A puberdade é definida como a idade em que o animal se torna sexualmente capaz de se reproduzir. Nas fêmeas, a puberdade coincide com o aparecimento do primeiro estro clínico, acompanhado de ovulação.

A idade em que os animais atingem a puberdade varia entre raças, dentro da mesma raça e com o manejo nutricional e sanitário do rebanho. A puberdade poderá ser influenciada pelo desenvolvimento corporal, fotoperíodo, latitude e temperatura.

Recomenda-se cobrir ou inseminar artificialmente as fêmeas caprinas jovens, pela primeira vez, em função do peso vivo corporal quando elas atingirem, pelo menos, o equivalente a 60,0 % do peso das matrizes adultas. Com relação ao manejo nutricional, o maior ganho de peso durante a fase de aleitamento favorecerá a entrada precoce na puberdade e as fêmeas que exibem os primeiros estros, normalmente, são mais pesadas do que aquelas que não entram em estro no primeiro ano de vida.  Nas fêmeas caprinas de zonas tropicais e subtropicais, a puberdade aparece, entre cinco e 12 meses de idade.

                                                       

       

  1. Ciclo Estral e estro

            Os ciclos estrais em podem ser classificados como curtos (com duração inferior a 17      dias), normais (duração entre 17 e 24 dias) ou longos (duração superior a 24 dias).

Na exploração extensiva, quando os animais são mantidos em pastagem nativa, verifica-se que a época de maior atividade sexual coincide com o período chuvoso, e este fato está possivelmente relacionado com a maior disponibilidade quantitativa e qualitativa de forragem.

  • O estro, denominado de cio, é o período do ciclo estral em que a fêmea está receptiva para ser fecundada.

   Durante o estro, as fêmeas apresentam:

  •  Inquietação
  • Movimento da cauda,
  • Berra com frequência
  • Apresentam vulva edemaciada e hiperêmica
  • Corrimento de muco pela vagina
  • Redução no apetite
  • Diminuição na produção leiteira
  • O período de estro dura tem uma duração média de 36horas, de 16 a 32 horas é o momento ideal para inseminar.

 DEVE-SE MANTER UMA ATENÇÃO NESSE PERÍODO, POIS ELE DEFINERÁ O SUCESSO DA IA !!!!!

  1. Rufião

São animais submetidos a técnicas cirúrgicas, que os tornam inférteis ou incapazes de realizar a cópula. Para este propósito, devem-se utilizar animais saudáveis e jovens pela função que irão exercer. Deverão ser usados por um período de três a quatro anos na identificação de fêmeas em estro. Entre as técnicas utilizadas para transformar um animal em rufião, está a vasectomia, que consiste na retirada de um pedaço do canal deferente, impedindo a saída dos espermatozoides dos testículos, o que, como consequência, resulta na ausência desses no ejaculado. Esse tipo de técnica é muito utilizado em pequenos ruminantes. Outra técnica que se pode citar é o denominado desvio do pênis, que consiste no deslocamento deste pelo tecido subcutâneo e a colocação daquele em um ângulo de 60º em relação à posição natural. Nesse caso, o animal realiza a monta, mas não consegue realizar a cópula.

Outra alternativa, para obtenção de rufião, é a androgenização de fêmeas jovens e saudáveis, que consiste na aplicação do hormônio testosterona. O uso dos rufiões pode ser feito de três formas. Primeiro, é utilizada uma tinta marcadora no peito dos animais, para que, ao saltarem sobre a fêmea, esta fique identificada. Segundo, observa-se diretamente a rufiação em apriscos ou piquetes. Esta deverá ser realizada duas vezes ao dia, no início da manhã e no final da tarde, durante um período mínimo de 30 min. Uma terceira possibilidade é mesclar as duas anteriormente descritas, em que os rufiões são expostos às fêmeas no final da tarde, permanecendo com estas até a manhã do dia seguinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com