TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fluido Pinscher

Por:   •  12/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFACS

Aluna: Ester Bahia de Almeida Ferreira

[pic 1] 

Caso clínico

Cão Fêmea da raça pinscher, 5 anos, pesando 4 kg, deu entrada na clínica veterinária com histórico de diarreia e vomito ambos sem coloração sanguinolenta, há cerca de 9 dias, sem se alimentar direito, o animal tem sua alimentação composta de ração Golden para pequenos e as vezes o dono dava comida de gente. O dono relatou que chegou a dar chá de cidreira deu uma melhora mais no outro dia voltou a apresentar o mesmo quadro novamente. Ao exame físico, o animal apresentava-se apático, temperatura de 38,8 ºC, mucosas normocoradas, no TPC grau de desidratação (leve) elasticidade da pele 4 segundos para voltar ao normal.  Para o diagnóstico, foi coletada uma amostra de sangue para o hemograma, e uma amostra de fezes e urina.

[pic 2]

Discussão do caso

No hemograma não foi encontrado alterações importantes, já no exame de fezes foi encontrado oocistos de giárdia fechando o diagnóstico em giardíase.

Foi indicado que o animal ficasse na clínica para iniciar o tratamento da giárdia e realizar a fluido já que o mesmo se encontrava apático e desidratado mesmo não apontando alterações importantes no exame, mas sim no turgor cutâneo.

Por conta do animal apresentar uma perda intestinal ou seja ele já vinha perdendo água do organismo além de  eletrólitos importantes como o potássio k, sódio Na e Cl mas não vem a ser uma hipocalemia pois não é visto no hemograma, então foi feito uma fluido mas nesse caso como perdeu bastante liquido durante os dias que passaram, usou  uma solução isotônica, solução fisiológica NaCl a 0,9% feita por via subcutânea já que a desidratação não era intensa, feita junto com a suplementação de K, e também fazer o uso de sulfadiazina associada ao metronidazol para tratar a giardíase.

 Como se baseamos;

Através desses itens e principalmente observando a porcentagem de desidratação do paciente, o que classifica o grau foi feito a fluido dentro de 24 horas.

[pic 3]

Paciente apresentava uma desidratação leve então foi feito a dose de manutenção

– administrar o déficit estimado em um período de 24 horas. Referência manutenção => 2,2mL/kg/h + déficit + perdas concomitantes, após feito deve ser interrompida após a resolução da causa da desidratação e quanto o paciente estiver ingerindo água e alimento suficiente para manter-se hidratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (255.2 Kb)   docx (216.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com