TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Anatomia

Por:   •  5/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS

CURSO: ZOOTECNIA

DISCIPLINA: CCA276 ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMESTIVOS

HERBERT CAIQUE FONSECA DE JESUS, MARIA CLARA ARAUJO BARRETO

RELATÓRIO DE AULA PRATICA

Cruz das Almas

2023

Introdução

Apresenta-se aqui o relatório de aula pratica realizada no laboratório LAFA 01 da UFRB, que aconteceu no dia 16 de março de 2023, administrada pela professora Reanne Moraes. Este relatório tem como objetivo apresentar os principais músculos localizados na cabeça do equino e detalhar as suas funções.


Objetivos

Apresentação e discrição dos principais músculos da cabeça do equino, em peça anatômica.


Resultados e discussão

.

[pic 2]

Músculo incisivo mandibular: Está sob a túnica da mucosa do lábio inferior. Tem como função de elevar os lábios, concorrendo com o músculo orbicular da boca, na apreensão de alimentos. Representado pelo número 1 na figura acima.

Músculo Orbicular da Boca: É o músculo esfíncter da boca. Circunda e fecha a boca ou os lábios. Representado pelo número 2 na figura.

Músculo Elevador do Lábio Superior: Função de elevar o lábio superior e sua origem se dá no osso lacrimal e osso zigomático sua inserção se dá por um tendão comum no lábio superior. Representado pelo número 3.

Músculo Elevador Nasolabial: Esse músculo é superficial, sua origem se dá no osso frontal e nasal e sua inserção se dá na comissura labial. Ele possui função de elevar o lábio superior e dilatar as narinas. Representado pelo número 4.

Músculo Canino: É um músculo triangular, está na região nasal lateral, sua origem se dá na maxila e sua inserção acontece na região lateral da narina em equinos e ruminantes. Nos equinos passa por entre os dois ramos do músculo elevador nasolabial e nas demais espécies abaixo do músculo nasolabial. Está representado pelo número 5.


Músculo Zigomático: Nos equinos e ruminantes aparece como um músculo laminar e estreito; sua origem se dá na fáscia do masseter debaixo da crista facial e sua inserção se dá na comissura labial, ele serve para dar a contração da comissura labial. Representado pelo número 6.

Músculo Zigomático Bucal: Ocorre abaixo do zigomático maior, terminando na pele do lábio superior. Representado pelo número 7.

Músculo Bucinador Parte Molar: A parte molar nos equinos origina-se na margem caudal dos alvéolos dentários até o processo coronóide da mandíbula. Representado pelo número 8.

Músculo bucinador parte mola: Forma a base muscular da bochecha possui função de movimentação de respiração pela boca e ajuda na mastigação mantendo o alimento entre os dentes. Representado pelo número 9.

Músculo Depressor do Lábio Inferior: Está localizado na superfície lateral da mandíbula e sua origem está na borda da mandíbula próximo ao processo coronóide. Representado pelo número 10.

Músculo Digástrico: Nos equinos possui dois ventres separados por um tendão; origina-se no processo paracondilar da mandíbula; tem como função deslocar a mandíbula para baixo e para trás, proporcionando a abertura da boca. Representado pelo número 11.

Músculo Lateral do Nariz: Está situado ao longo das margens da fissura nasomaxilar. Tem função de auxiliar na dilatação da narina. Representado pelo número 12.

Músculo Nasal Lateral Parte Dorsal: É uma fina camada que se situa ao longo da borda dorsal da fissura nasomaxilar. Suas fibras surgem do osso nasal. Representado pelo número 13.

Músculo Nasal Lateral Parte Ventral: É muito mais espessa e situa-se ao longo da borda ventral da fissura nasomaxilar. Ela surge do processo nasal do osso incisivo e da parte adjacente da maxila. Representado pelo número 14.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (384.4 Kb)   docx (299.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com