TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteossíntese de Rádio e ulna em cão

Por:   •  16/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

OSTEOSSÍNTESE DE RÁDIO E ULNA EM CÃO: RELATO DE CASO

OSTEOSYNTHESIS OF THE RADIUS AND ULNA IN DOG: CASE REPORT

MARAFON, Aline1 TRENTO, Fabíola1 MACHADO, Jenifer1 ATAIDE, Michelli Whestphal2

1- Acadêmicas do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo.

2- Médica Veterinária, Mestre e Professora de Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia na Universidade de Passo Fundo.        

RESUMO: Relata-se um caso de um canino que havia sido encontrada as margens de uma rodovia, apresentando dificuldade de se locomover, suspostamente atropelado.  Ao exame radiográfico do membro anterior esquerdo, ficou evidenciada uma fratura exposta transversa de rádio e ulna. O animal foi encaminhado a cirurgia para uma osteossíntese de redução da fratura.  A fixação intramedular da ulna é facialmente realizada então foi optado pela colocação de um pino, já o radio não é tão acessível para colocação de pinos, pois possui curvatura craniana leve no plano sagital, está coberta em ambas as extremidades pela cartilagem articular e tem estreitamento do canal medular no diâmetro crânio caudal, por esses fatores foi aplicado a colocação de uma placa de compressão dinâmica de 8 parafusos sendo que foram utilizado apenas 6 parafusos, deixando a região fraturada livre. A colocação do pino intramedular na ulna serviu para o suporte suplementar a fixação primária aplicada ao radio fraturado. Ao final do processo e da sutura foi realizado o enxerto de medula óssea retirada do fêmur e aplicada no local de lesão para estimular a produção óssea.

Palavras chave: Osteossintese, fratura, medula óssea.

ABSTRACT: We report a case of a canine that had been found along the edges of a highway, presenting difficulty in getting around, reportedly run over. On radiographic examination of the left anterior limb, a transverse exposed fracture of radius and ulna was evidenced. The animal was referred to surgery for fracture reduction osteosynthesis. The intramedullary fixation of the ulna is performed facially so it was decided to place a pin, since the radius is not so accessible for pin placement because it has light cranial curvature in the sagittal plane, is covered at both ends by the articular cartilage and has narrowing of the medullary canal in the caudal cranial diameter, by means of these factors a dynamic compression plate of 8 screws was applied and only 6 screws were used, leaving the fractured region free. Placement of the intramedullary pin into the ulna served for the supplemental support to the primary fixation applied to the fractured radius. At the end of the process and suturing, the bone marrow graft was removed from the femur and applied at the lesion site to stimulate bone production.

 

Key words: Osteossintese, fracture, bone marrow.

INTRODUÇÃO

O trauma é caracterizado pela transferência de energia de um agente externo para o corpo a qual é responsável pela incidência de lesões, contusões e fraturas. (http://www.vitrineacademica.dombosco.sebsa.com.br/index.php/vitrine/article/viewFile/23/23 )

As Fraturas radiais e ulnares ocorrem com relativa frequência, (http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fzva/article/viewFile/2375/1864 esta igual ao texto)

  sendo consideradas o terceiro tipo de fratura mais comum nos cães . http://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/26631/28414 (minhas palavras)

e podem ser causadas por, saltos, quedas, coices, mordedura, traumatismo automobilísticos e projéteis de arma de fogo. Na maior parte dos casos ambos os ossos estão envolvidos, assim como no terço médio ou terço distal da diáfise; a exposição de fragmentos é comum e ocorre devido à mínima cobertura tecidual existente nestes locais (http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fzva/article/viewFile/2375/1864 minhas palavras)

Após exame físico e estabilização do paciente é essencial o diagnóstico por imagem, que faz parte do exame ortopédico e pode trazer informações importantes com relação à presença, localização, tipo e complexidade de fraturas, além de complicações que possam estar associadas à fratura. O diagnóstico por imagem fornece informações para planejamento apropriado da redução, estabilização, acompanhamento do tratamento e observação da consolidação da fratura. A redução e fixação da fratura devem ser realizadas assim que possível e o método escolhido para o tratamento depende das condições do animal e do tipo de fratura. (https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/88993/meirelles_aewb_me_jabo.pdf outro artigo copiado com minhas palavrasl)

Para uma ótima consolidação óssea há necessidade de boa irrigação sanguínea e redução adequada dos fragmentos, além de estabilização adequada da fratura. O método de fixação depende da idade e porte do paciente, estabilidade da fratura, lesões músculo-esqueléticas presentes, condições dos tecidos moles associados, cooperação do cliente, instalações disponíveis e capacidade do cirurgião (igual o texto)

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fzva/article/viewFile/2375/1864         

Os tratamentos das fraturas desses ossos são dificultosos, muitas vezes levando à não união ou má-união, causando problemas à marcha do animal. As principais causas de complicações após intervenções cirúrgicas ou em tratamentos conservadores, são como pouco recobrimento de tecido muscular, canal medular de diâmetro reduzido ou pouca vascularização. (com minhas palavras)

O rádio é o osso no qual se deposita a maior parte do peso sustentado pela região distal do membro torácico. Articula-se distalmente com os ossos carpo radial e carpo ulnar e em sua porção proximal com o côndilo lateral do úmero. Estas características anatômicas, aliadas à sua forma, tornam-no osso contra-indicado para a colocação de pinos intramedulares, mas facilitam a utilização de placas, por seu córtex cranial quase plano, e de fixadores externos, pela facilidade de abordagem nos planos lateral e medial. (igual o texto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (370.2 Kb)   docx (203.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com