TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Reprodutor Bovino

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema Reprodutor Bovinos - Questões-                                        Tânia Bayer

1- Cite todas as estruturas do aparelho reprodutor das fêmeas.

Resposta: Ovário, tubas uterinas, útero, vagina e genitália externa (formada por vulva e clitóris).

2- Explique a fisiologia do sistema reprodutor feminino.

Resposta: O conhecimento da fisiologia da reprodução é imprescindível para a compreensão dos eventos responsáveis pela produção do oócito e ovulação e pelo comportamento sexual das fêmeas (ciclo estral). O ciclo estral é controlado, principalmente, por hormônios produzidos pelo hipotálamo (GnRH), hipófise anterior (FSH e LH), ovários (estradiol e progesterona) e útero (PGF2a). Esses hormônios controlam o momento da ovulação, que pode ser seguida por uma gestação, caso ocorra à fecundação, ou por um novo ciclo estral. Assim, o conhecimento da fisiologia da reprodução assegura a compreensão dos eventos que ocorrem durante o ciclo estral da fêmea, permitindo identificar o momento adequado de realização da inseminação artificial, a data provável de ocorrência de um novo cio e a data de parição.

3- Cite todas as estruturas do aparelho reprodutor masculino

Resposta: O sistema reprodutivo masculino é constituído de diversos órgãos peculiares que atuam em conjunto para produzir espermatozoides. Os órgãos genitais consistem em dois testículos (cada qual suspenso dentro da bolsa escrotal por um cordão espermático e pelo músculo cremaster externo); dois epidídimos; dois ductos deferentes; glândulas sexuais acessórias e o pênis.

4- Explique a fisiologia do sistema reprodutor masculino

Resposta: Testículo: É o órgão mais importante do sistema reprodutor masculino e que possui duas funções primordiais: a produção de espermatozoides e do hormônio sexual

masculino, (testosterona e outros hormônios como progesterona, estrógeno e colesterol).

Estas duas funções ocorrem nos túbulos seminíferos, que alcançam cerca 2.000 metros de comprimento (quando desenovelado) e produzem 20.000 espermatozoides por segundo, e nas células intersticiais, ou nas células de Leydig, que constituem cerca de 7% do volume testicular, e são dependentes dos hormônios gonadotróficos, ICSH ou LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo estimulante), liberados pela adenohipófise ( que se localiza na base do cérebro).

Epidídimo: O epidídimo não é apenas um conduto para os espermatozoides, mas também proporciona um ambiente especial para que estes se amadureçam e adquiram capacidade de fertilização. O epidídimo é constituído de cabeça, corpo e cauda. Nos dois primeiros ocorrem o transporte e a maturação dos espermatozoides. A cauda tem a função de reservar os espermatozoides. A passagem do espermatozoide através do epidídimo dura cerca de 10 dias no bovino. Na cabeça do epidídimo estão localizados cerca de 36% dos espermatozoides e, no corpo, cerca de 18%. A cauda do epidídimo tem a capacidade de armazenar cerca de 45% até 70% dos espermatozoides, produzidos

diariamente, que aí permanecem até serem ejaculados. Os que não forem ejaculados serão reabsorvidos e excretados periodicamente através da urina. Em animais que ejaculam diariamente, o tempo de permanência dos espermatozoides na cauda do epidídimo é menor e a quantidade que fica em reserva chega a 25% da produção diária.

Glândulas vesiculares, prostática e bulbo-uretral: As glândulas acessórias contribuem para variação do ejaculado entre as espécies sendo responsável pela diferença na concentração, no volume e na característica do ejaculado. São estruturas localizadas na pélvis. As glândulas vesiculares são lobuladas e variam de 8 a 10 cm de diâmetro no touro jovem a até 15 cm no adulto. Nestas estruturas é produzido o plasma seminal que atua como veículo para conduzir os espermatozoides do trato reprodutivo masculino para o feminino. O plasma seminal é o maior responsável pelo volume do ejaculado em bovino, visto que o volume produzido pelo esperma é relativamente pequeno em relação ao total do ejaculado.

Pênis, prepúcio e óstio prepucial: O pênis é o órgão copulador, formado por uma porção denominada corpo, pelo músculo retrator e pela glande. A glande, na fase pré-púbere, acha-se aderida ao prepúcio, por um ligamento que desaparece antes da puberdade. O prepúcio constitui-se de partes externa e interna que se acham ligadas ao pênis, contendo glândulas para lubrificação. O prepúcio pode ser curto (normal) ou penduloso, forma frequentemente observada nos zebuínos. O óstio prepucial é a abertura através da qual ocorre a exteriorização normal do pênis, não devendo existir qualquer fibrose que a dificulte ou provoque a retenção do pênis .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (384.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com