TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Reprodutor de bovinos

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

Bovídeo- resumo

Sistema Reprodutor Feminino dos Bovídeos

Ovário: em comparação as fêmeas bovinas e bubalinas há diferenciação no ovário quanto à largura, peso e comprimento, sendo maiores em bovinos.

Corpo lúteo: em bovinos o CL apresenta coloração amarelo claro, projetando-se até o meio do ciclo para a superfície do ovário e nas búfalas marrom/avermelhado, embebido para o interior do ovário e de difícil proeminência, essa característica dificulta a palpação retal.

Tuba uterina: em bovinos a tuba uterina é maior que nas búfalas, e se encontra aderidas na bursa ovárica, enquanto que na búfala ela esta embebida profundamente na bursa ovárica. Os cornos uterinos são rígidos e tortuosos, tônus na fase estrogênica em bovinos, e nas búfalas mais rígidos, tortuosos e maior tônus.

Cérvix: nas vacas a cérvix é muscular e tortuosa, apresentando de 2 a 4 anéis cervicais, já nas búfalas é menor e de 3 a cinco anéis cervicais, que mesmo no cio são de difícil dilatação.

 Genitália externa: o fato marcante é o menor tamanho e a hiperpigmentação da vulva em bubalinos.

Fisiologia da reprodução das fêmeas bovinas e bubalinas

Dinâmica folicular: as fêmeas bovinas apresentam de duas a três ondas por ciclo, cada onda é dividida em três fases: emergência, divergência e dominância. Em bubalinos é similar à da espécie bovina, ocorrendo maior freqüência dos ciclos de duas ondas de crescimento folicular, embora tenham sido observados ciclos de três e de uma onda.

Puberdade: As novilhas atingem a puberdade no primeiro cio, que é seguido de uma fase luteínica normal. Em raças leiteiras é de 10 a 12 meses e de 11 a 15 meses em raças de corte, em raças zebuínas ocorrem de 18 a 24 meses. O búfalo do rio(raça leiteira) manifesta o primeiro cio precocemente entre o 15º ao 18º mês de idade, já o búfalo do pântano(raça de corte) atinge sua puberdade entre o 21º ao 24º mês de idade.

Ciclo estral: os bovinos são animais poliéstricos não sazonais, nos quais o estro ocorre em intervalos de 20 dias para novilhas e 21 dias para vacas, com uma variação normal de 18 -24 dias respectivamente. O estro tem duração de 14 a 18 horas em vacas taurinas e 11 horas em vacas zebuínas, ocorre quando a fêmea sob forte estimulação estrogênica aceita a monta pelo macho ou outra fêmea, a ovulação ocorre 30 – 36 horas após o inicio do cio.

O búfalo é um animal poliéstrico sazional, no qual a duração do ciclo estral na búfala pode variar de 16 a 33 dias, mas a ocorrência mais comum é entre 21 a 24 dias, sendo a duração do estro de 9 a 27 horas, já a ovulação ocorrem 6 a 21 horas após o inicio do ciclo.

Gestação e parto: a duração da gestação em Bos indicus (292 dias em média) é mais longa que a de Bos taurus (282 dias em média). O período de gestação da búfala é mais longo que o da vaca, sendo de 305 a 320 dias nos búfalos de rio, e de 320 a 340 dias nos búfalos de pântano.  

Os sinais de parto, o processo de nascimento e a duração são semelhantes aos do bovino com liberação de muco, úbere aumenta de tamanho e as tetas parecem distendidas pelo acúmulo de leite, e também a inquietude do animal. Ambos também possuem o mesmo tipo de placenta que é Cotiledonária, epitélio corial.

 O primeiro estágio do parto dura em média de 1 a 2 horas, sendo mais longo em animais primíparos, do que nos pluríparos.  O segundo estágio dura em torno de 30 minutos à 1 hora, e se caracteriza pela expulsão do feto, sendo primeiramente visualizada a parte posterior do animal, com os membros completamente estendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com