TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tetralogia de fallot introduçao

Por:   •  27/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

cardiologia é uma das especialidades mais complexas e importantes na medicina veterinária, e independentemente do sistema afetado, na maior parte das vezes existe uma relação com o sistema cardíaco e circulatório. Desse modo, o cardiologista é um profissional muito importante que se ocupa do diagnóstico e do tratamento das doenças e distúrbios relacionados com o sistema cardiovascular. As doenças cardíacas são comuns em pequenos animais, devido ao aumento da expectativa de vida, e podem ser congênitas ou adquiridas, mas quando diagnosticadas corretamente e tratadas no tempo certo, permite que o animal tenha qualidade de vida. (Portal São Francisco, 2013).

O coração é um órgão muscular que se localiza abaixo do esterno, o mesmo possui tamanho que varia de acordo com o tamanho do animal e com a espécie. (BOUSQUET, Kelb [200-?]). É um órgão muscular, responsável por carrear sangue ao organismo e, por isso, é conhecido como a bomba muscular do aparelho circulatório (CARVALHO et al., 2002). Nos mamíferos, é anatomicamente dividido em quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos. Possui quatro válvulas - as semilunares direita e esquerda, a bicúspide e a tricúspide - e a parede muscular se compõe de três camadas, a epicárdica, a miocárdica e a endocárdica (VLEET et al., 2009).

     O coração dos cães difere quanto à forma e posição em relação às demais espécies domésticas (GHOSHAL, 1986), apresentando aspecto ovoide, com ápice rombo e arredondado (CARVALHO et al., 2002). O peso absoluto do coração de um cão de tamanho médio é de 40 a 600g, correspondendo de 0,9 a 2,2% do peso corporal. Contudo, o peso relativo está sujeito à ampla variação, sendo maior em cães de caça e naqueles treinados para velocidade ou trabalho. Já nos caninos obesos e de hábitos sedentários, o peso do coração pode representar somente cerca de 0,5% do peso corporal (GHOSHAL, 1986).

A Tetralogia de Fallot é uma má-formação congênita do coração composta por quatro alterações, por isso é denominada “tetralogia”, e Fallot refere-se ao pesquisador que descreveu esta doença. Essas alterações são caracterizadas pelo defeito Interventricular, a dextroposição da aorta, a estenose pulmonar e a Hipertrofia ventricular direita. (ROCHA, Bruno; 2015).

Foi exposta pela primeira vez por Nichollas Stento no ano de 1673, porém só foi conhecida em 1888, através do trabalho de um médico francês chamado Etienne Louis Arthur Fallot.

É uma doença cardíaca rara, que pode ocorrer em carnívoros (cães e gatos), equinos, bovinos e humanos. (GUIMARÃES, Kátia Requião; 2009).  O diagnóstico da doença é mais frequente em cães no primeiro ano de vida, mas também é possível de ser identificada em cães adultos. O fator de maior significância na determinação da gravidade da doença é o grau de estenose pulmonar, que vai determinar a resistência pulmonar e consequentemente o sentido do desvio do fluxo sanguíneo através da comunicação interventricular.

A Tetralogia de Fallot pode ser considerada como uma forma grave da doença, quando a obstrução do trato de saída de ventrículo direito é completa. A reparação cirúrgica da Tetralogia de Fallot é necessária, e consiste na correção dos defeitos da aorta, do coração e da artéria pulmonar, e dependendo do grau da cianose, que é a falta de oxigênio no sangue, a intervenção cirúrgica pode acontecer logo após o nascimento ou mais tarde durante a infância. A doença cardíaca não afeta somente o sistema cardiocirculatório, mas também outros sistemas, por isto é tão importante o estudo desta patologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com