TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamentos Oncológicos em Cães e Gatos

Por:   •  3/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Todo trabalho, em cada uma das etapas, será submetido às ferramentas de varredura para a detecção de plágio. Assim caso seja detectado percentual acima do tolerado, seu trabalho será invalidado em qualquer uma das atividades. Antes de começar o trabalho, leia o Manual do Aluno e Manual do Plágio para compreender todos itens obrigatórios e os critérios utilizados na correção.

[pic 4]

[pic 5]

Ano

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

beatriz lessa gomes

principais MÉTODOS DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO EM CÃES E GATOS

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Medicina Veterinária.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Campinas, 23 de setembro de 2019

Dedico este trabalho...

Primeiramente a Deus que me guiou a mais essa conquista, aos meus pais, irmãs, sobrinhos, noivo e em especial minha avó Maria Auxiliadora que sempre foi meu principal incentivo aos estudos.


                                       AGRADECIMENTOS

Ser veterinária é um sonho que nasceu lá na infância, primeiro com a minha amada cachorra Niquita e suas duas Filhas deficientes Mel e Nega que me ensinou a amar os animais de uma maneira diferente.

 Primeiramente agradeço e dedico esse trabalho Deus que me guiou durantes esses 5 anos me dando forças para lutar e a não desistir dos meus sonhos, agradeço também as seguintes pessoas:

A minha querida mãe que nunca mediu esforços para cuidar, amar e se dedicar a mim e minhas irmãs.

Ao meu pai, irmãs e sobrinhos. Meus companheiros diários desde sempre para sempre.

Ao meu noivo Leonardo que me deu força e confiança para chegar até aqui, sendo paciente todos os dias e sem medir forças para me ajudar.

Aos meus animais Neném, Bebel, Xaninha, Chicuta, Niquita, Mel e Nega. Donos do meu coração e amor.

A memória de minha amada avó Maria Auxiliadora, que sempre sonhou em me ver formada, e continuo firme até o fim por ela.

A tutora Alessandra que me auxiliou ao decorrer desse ano, ajudando e incentivando a realizar um bom trabalho.

Por fim a todos os professores que passaram em minha trajetória até hoje e a todos que me ajudaram diretamente e indiretamente.

 


  Nada é tão nosso, quanto nossos sonhos

     Friedrich Wilhelm Nietzsche


GOMES, Beatriz Lessa. PRINCIPAIS MÉTODOS DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO EM CÃES E GATOS. 2019 . Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Anhanguera Educacional, Campinas, 2019.

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar os principais métodos de tratamento existentes na oncologia de pequenos animais, enfatizando suas vantagens e desvantagens e quais são os métodos recomendado e como são utilizados como tratamento em dois tumores de pele que mais acometem cães e gatos, que são o mastocitoma em cães e o carcinoma de células escamosas em gatos.

Palavras-chave:Mastocitoma1; Carcinoma 2; Tratamento 3; Oncologia 4; Tumores 5. 

GOMES, Beatriz Lessa. Main Methods of Cancer Treatment in Dogs and. 2019. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Anhanguera Educacional, Campinas, 2019.

ABSTRACT

This paper aims to present the main treatment methods existing in small animal oncology, emphasizing their advantages and disadvantages and what are the recommended methods and how they are used as treatment in two skin tumors that most affect dogs and cats, which are the mast cell tumor in dogs and squamous cell carcinoma in cats.

Key-words: Mastocytoma1; Carcinoma 2; Treatment 3; Oncology 4; Tumors 5.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Mastocitoma cutâneo no rosto de cadela da raça Dachshund        16

Figura 2 – Mastocitoma cutâneo em cadela da raça Dachshund ............................17

Figura 3 – Carcínoma de células escamosas em gato na cavidade nasal        20


    SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        14

2.        tratamentos utiizados em caes com MASTOCITOMA e Gatos com carcinoma de celulas escamosas.        16

REFERÊNCIAS        22


  1. INTRODUÇÃO

Com o constante crescimento de cães e gatos mantidos como animais de estimação, aumentou o tempo de vida, eles estão vivendo mais a cada ano. Consequentemente com o aumento de vida, vem junto as doenças, e uma delas é o câncer, considerada a doença que mais mata os cães. Junto com o aumento de vida do animais, aumentou os avanços na medicina veterinária e na oncologia veterinária, surgindo novos tratamentos, e tratamentos que eram usados apenas em humanos, foram desenvolvidos na veterinária.

Com o aumento das doenças aumenta a procura por tratamentos e por isso a importância das pesquisas. Elas visam evoluções e melhorias para a sociedade, tanto que tornou-se possível o maior acesso a novos tratamentos, novas tecnologias e terapias na oncologia veterinária. Trouxe também inovações, avanços científicos, conhecimentos a comunidade e benefícios aos pacientes. Essas pesquisas contribuem para a compreensão dos tratamentos já existentes e dos novos tratamentos, buscando entender quais as dificuldades enfrentadas pelos veterinários no momento de utilizar tais recursos. A vantagem em adquirir conhecimento teórico-prático e refletir como as tecnologias auxiliam no processo de ensino-aprendizagem de forma significativa e positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (92.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com