TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veterinaria

Ensaio: Veterinaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Ensaio  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

Leia o trecho da resenha abaixo:

Comovente o livro “O Menino do Pijama Listrado“, de John Boyne. Ele traduz de forma original os horrores da Segunda Guerra Mundial no interior da própria Alemanha. É através do olhar inocente de uma criança que nada sabe sobre confrontos bélicos e ideologias nazistas que esta história é revelada.

Bruno é um garoto de apenas nove anos que ignora sua realidade; tudo que ele sabe sobre sua repentina partida de Berlim, cidade na qual levava uma vida aconchegante, e sua nova existência próxima a uma cerca que o separa de um universo distinto, é que esta mudança está ligada ao trabalho de seu pai.

Na verdade, o progenitor de Bruno é um oficial alemão nazista de alta hierarquia, subordinado imediatamente a Hitler; sob novas ordens, ele se transfere, junto com os familiares, para uma casa localizada nas vizinhanças do campo de concentração de Auschwitz.

Como quase todas as crianças, o menino logo se acostuma com as novidades e, mesmo não compreendendo porque as pessoas do outro lado do muro vestem sempre um estranho pijama listrado, em pouco tempo trava uma pungente e sincera amizade com outro garoto, o qual habita a margem oposta da cerca e também traja este inusitado uniforme. Estes laços estabelecidos entre ambos transformam definitivamente suas existências.

O desenrolar da tragédia protagonizada pelos nazistas na Alemanha ganha uma carga dramática ainda mais intensa ao ser narrada do ângulo de uma criança de nove anos, porém este olhar puro sempre busca uma justificativa para os atos bárbaros que ocorrem no campo, o que, infelizmente, atenua a crueldade dos seguidores de Hitler e suas consequências.

http://www.infoescola.com/livros/o-menino-do-pijama-listrado/

Relacionando os conteúdos vistos na unidade e o texto acima, podemos afirmar que:

a) essa resenha possui elementos que fazem referências ao contexto do regime nazista, uma vez que, para que o leitor amplie seu entendimento do livro, é interessante que ele conheça um pouco do contexto histórico em que a obra se insere.

b) o texto possui elementos que se relacionam com a Segunda Guerra; portanto a resenha mostra que só terá interesse pelo livro professores de história que sejam profundos conhecedores do assunto.

c) a resenha exige que o leitor recorra obrigatoriamente, antes de ler o livro, a um livro de história que esclareça o contexto da Segunda Guerra; só assim entenderá plenamente o livro.

d) a resenha detalha a narrativa periférica aos acontecimentos do nazismo, o que pode tornar a leitura do livro pouco interessante. Ela deveria concentrar-se em apresentar o autor John Boyne ao leitor.

e) essa resenha não faz referência a nenhum outro texto, sendo completamente original; assim, o leitor sequer precisa recorrer a outras fontes para que consiga compreender o livro.

.

0,2 pontos

Pergunta 2

Com base nos estudos vistos na unidade, podemos dizer que a intertextualidade auxilia a fazer uma leitura crítica, pois:

a) possibilita que o leitor estabeleça relações durante e após a leitura do texto, realizando melhores conexões de ideias, o que permite uma maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com