TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUTAÇÃO E SALINIDADE

Por:   •  11/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.586 Visualizações

Página 1 de 2

Prática 1: GUTAÇÃO E SALINIDADE (Castro et al., 2005)

Introdução

A gutação é um processo de perda de liquido, seja ele água na forma liquida ou substancias ricas em íons, análises feitas em laboratório demonstram que são encontrados compostos como, açúcares e potássio. Essa gutação ocorre nas folhas através dos hidatódios ou poros aquíferos, que são terminais dos vasos do xilema, localizados no ápice ou na borda das folhas. O resultado desse processo é visto geralmente pela manhã, com a formação de pequenas gotículas nas bordas da folha.

A causa desse processo é a formação de uma pressão interna no xilema, por causa do acúmulo de sais. Neste sentido, para que o processo ocorra, são necessárias condições que favoreçam a máxima absorção de água e reduzam a transpiração ao mínimo, como a alta disponibilidade de água no solo, alta temperatura, ausência de inibidores da respiração e alta umidade relativa do ar.

MATERIAL E MÉTODO:

Material:

  • Plantas de milho no início do crescimento
  • Duas provetas,
  • Solução de NaCl (10%),
  • Água destilada,
  • Duas campânulas,
  • Pulverizador pequeno.

Método:

Foram utilizadas duas plantas de milho no início do crescimento. Uma foi irrigada com água destilada e a outra com solução salina de NaCl, após esse procedimento foram cobertas com as campânulas previamente umedecidas, com ajuda do pulverizador.

Resultados e discussão:

Após (tempo) foi possível observar na planta irrigada com água (Experimento 1), o fenômeno da gutação que ocorreu devido as condições ambientais favoráveis. A água liberada pela folha é transportada via xilema e é forçada a sair para o meio externo pela pressão positiva da raiz. Essa pressão é causada pela diferença de potencial hídrico existente entre o xilema e os tecidos que estão em sua volta, a água e os íons diluídos entram pela raiz por causa da diferença de potencial entre o solo e a seiva bruta do xilema. Em momentos em que a perda de água pela transpiração é pequena, o acúmulo de solutos no xilema torna seu potencial hídrico mais negativo quando comparado a outros tecidos e desencadeia a penetração de água para o seu interior pelo processo de osmose. Com o surgimento da pressão positiva da raiz, água e íons são obrigados a seguir pelo xilema em direção à parte aérea. Na folha, a pressão positiva da raiz força a água a sair das folhas pelos hidatódios.

Na planta irrigada com solução de NaCl (Experimento 2) não ocorreu a gutação, pelo fato de o potencial hídrico da água estar reduzido, daí planta não conseguiu absorver a solução salina e muito provavelmente perdeu água para o solo, que se encontrava mais concentrado em soluto.

Referências Bibliográficas:

SUTCLIFE, J. F. As plantas e a água. São Paulo: EPU/EDUSP, 1980. 126 p

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (277.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com