TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁNÁLISE DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO COENTRO (Coriandrum sativum L.), EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES LÂMINAS DE ÁGUA E NÍVEIS DE SALINIDADE.

Por:   •  5/10/2016  •  Artigo  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 10

ÁNÁLISE DA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO COENTRO (Coriandrum sativum L.), EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES LÂMINAS DE ÁGUA E NÍVEIS DE SALINIDADE.

M. B. de Sá1; J. J. G. da Silva2; E. de Lima3, D. C. de Sousa4, W. dos Santos5, L. S. da Silva6, A. F. da Silva N7, M. A. L. dos Santos8

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo avaliar a produtividade da cultura do coentro verde (Coriandrum sativum L.), em função da aplicação de diferentes lâminas de água e níveis de salinidade. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca-AL. O delineamento usado foi de blocos casualizados (DBC) em parcelas subdivididas com três repetições, sendo cada bloco com quatro parcelas de 3,0 m2 subdivididas em três subunidades de 1,0 m2. Foram relacionados os fatores lâminas de água (L) e níveis de salinidade (NS), sendo as lâminas L1 (50% da ETc.), L2 (100% da ETc.) e L3 (150% da ETc.), equivalente a evapotranspiração da cultura (ETc). Para níveis de sais foram usados os seguintes tratamentos: NS-I (0.1); NS-II (1.1); NS-III (2.1); NS-IV (3.1). Os dados foram submetidos a análise de variância e médias comparadas pelo teste Tukey a 5%, utilizando-se o software Sisvar na avaliação.  Os fatores lâminas de água (L) e níveis de salinidade (NS) e suas correlações (L) x (NS) não responderam significativamente na produtividade da cultura em matéria fresca (MF), matéria seca (MS) e altura de plantas (AP), estimada através da melhor correlação de lâmina de água (L) e níveis de salinidade (NS).

PALAVRAS-CHAVE: Coriandrum sativum L., lâmina de água, salinidade.

ANALYSIS OF PRODUCTIVITY OF CULTURE CORIANDER (Coriandrum sativum L.) DEPENDING ON THE BLADES OF DIFFERENT APPLICATION OF WATER AND SALINITY LEVELS.

ABSTRACT: This study aims to evaluate the green coriander crop yield (Coriandrum sativum L.), due to the application of different water levels and salinity levels. The experiment was conducted in the experimental area of ​​the Federal University of Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca-AL. The trial was a randomized block design (RBD) split plot with three replications, each block with four 3.0 m2 plots subdivided into three subunits of 1.0 m2. Water were related factors blades (L) and salinity levels (NS), and the L1 blades (50% etc.), L2 (100% etc.), and L3 (150% etc.), equivalent to crop evapotranspiration (ETc). For levels of salts used were the following treatments: NS-I (0.1); NS-II (1.1); NS-III (2.1); NS-IV (3.1). Data were subjected to analysis of variance and means compared by 5% Tukey test, using the Sisvar software evaluation. The water slides factors (L) and salinity levels (NS) and their correlation (L) x (NS) did not show significance in crop yield in fresh weight (MF), dry matter (DM) and plant height (AP ), estimated by the best water slide correlation (L) and salinity levels (NS).

KEYWORDS: Coriandrum sativum L., water depth, salinity.

INTRODUÇÃO

O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma espécie olerícola consumida em todas as regiões do Brasil. Na região Nordeste, frequentemente é irrigada com água proveniente de pequenas fontes, tais como poços e açudes, que podem apresentar concentrações elevadas de sais (MEDEIROS et al., 1998).

[...] prefere regiões de clima quente, solos com boa fertilidade, profundos, bem trabalhados, drenados e com boa exposição à luz. Recomenda-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, esterco de galinha ou composto orgânico, quando necessário. Erva anual que pode atingir até 1 metro de altura; folhas alternas, pinadas e de coloração verde brilhante, as superiores são divididas, o mesmo não acontecendo com as inferiores; caule ereto; flores de coloração rosa ou branca organizadas em umbelas; frutos globulosos secos e pequenos, marcados por cinco pequenas costelas achatadas separados em dois mericarpos na maturidade. (VAZ E JORGE, 2007).

Alagoas possui um grande destaque na produção e comercialização de hortaliças tendo como destaque a região do agreste. Toda essa produção é mantida pela agricultura familiar.

Em Alagoas, o coentro é cultivado em quase todas as microrregiões do estado por pequenos e médios produtores. Dentre essas microrregiões, a Agreste se destaca como maior polo produtor de hortaliças no Estado, com 1.300 produtores, que atendem com cerca de 90% do que é consumido no mercado interno alagoano. Em algumas épocas do ano, está hortaliça é exportada para atenderem, também, as Centrais de Abastecimentos dos Estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe (Embrapa, 2012).

Para o aumento da eficiência na produção agrícola é fundamental determinar a quantidade de água necessária, de acordo com a evapotranspiração da cultura (ETc), tendo em vista que o estresse hídrico seja ele por excesso ou falta de água, pode ocasionar danos para o desenvolvimento da planta.

A irrigação localizada por gotejamento é umas das técnicas de irrigação utilizadas a fim de otimizar a produção de uma cultura.

Entre as tecnologias de produção, o método de irrigação localizada por gotejamento é bastante interessante por melhorar a eficiência do uso da água e também proporcionar a fertilização das plantas de maneira mais racional ao longo do ciclo de cultivo (López, 2001).

Os sais desempenham efeitos das mais variadas formas sobre a germinação de sementes, crescimento e desenvolvimento das plantas ao ponto de limitarem a produção e produtividade das culturas (RICHARDS, 1954).

Matematicamente é possível estimar a evapotranspiração da cultura (ETc), ou seja, o quanto de água é necessário para planta durante seu ciclo. Desse modo, conhecendo a necessidade hídrica da cultura e relacionando-a com diferentes níveis de salinidade e laminas de água, podem-se obter quantidades físicas máximas na produção vegetal para determinada tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com