TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervalo de Parto e Tempo de Desmame em Suínos

Por:   •  8/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

Intervalo entre partos (IEP)

O termo intervalo entre partos pode ser definido como a média de dias entre dois partos e pode ser calculado através da seguinte fórmula:

Nº de partos por fêmea e ano = 365 (dias/ano) + IEP (dias/parto)

Dois parâmetros possuem bastante influencia sobre o intervalo entre partos, são estes:

  • Duração da lactação: Tem influencia direta, uma vez que, ao aumentar ou diminuir em um dia o desmame, significa aumentar ou diminuir também um dia no intervalo, sendo assim, alterar o tempo de desmame torna-se uma desvantagem;
  • Intervalo desmame-cobrição fecundante: Além de atraso no tempo de desmame, também pode ocasionar perdas reprodutivas, uma vez que, cada perda (como por exemplo, um aborto) significa um acumulo no número de dias de intervalo.

Tempo de desmame

Ao nascerem, os leitões são alimentados somente com o leite da mãe, o primeiro leite é essencial aos leitões, pois contem colostro, substancia rica em nutrientes, anticorpos e também é laxativo, provocando a limpeza do intestino.

O desmame é o processo de separação dos leitões da porca, onde estes sofrem mudança na dieta, passando de uma alimentação exclusivamente líquida e completa, para uma dieta sólida. Essa separação é bastante estressante, e quando feita precocemente, pode levar a diminuição na ingestão de alimentos, ocasionando um alto índice de mortalidade.

Araújo (2007) avaliou o comportamento de leitões desmamados precocemente aos 21 dias e tardiamente aos 35 dias, e concluiu que quando desmamados aos 35 dias, os animais apresentam menor ocorrência de comportamentos indesejáveis que aqueles desmamados aos 21 dias, resultando em melhor desempenho dos animais desmamados tardiamente.

Campos et al (2010) trabalhou com enriquecimento ambiental através da introdução de brinquedos fabricados a partir de garrafa pet nas baias de creche para leitões desmamados aos 21 e 28 dias e concluiu que tal método resultou em leitões desmamados aos 21 dias com maior ganho de peso e nenhuma morte, enquanto aqueles desmamados aos 28 dias apresentaram comportamento de estresse e desempenho desfavorável.

Abreu et al (2010) avaliou o efeito da inclusão de glutamina, nucleotídeos e plasma suíno nas rações sobre o desempenho de leitões desmamados aos 21 dias, foram utilizados 256 leitões divididos em seis tratamentos, sendo estes: ração controle; glutamina a 1%; produto comercial de nucleotídeos; plasma suíno a 2% e 4%; plasma suíno a 2% + glutamina a 1%; ou um produto comercial de nucleotídeos. Os melhores resultados de ganho de peso foram observados nos tratamentos com 2% de plasma suíno e plasma + glutamina.

Conclusão

Pode-se concluir que o intervalo entre partos interfere diretamente na produtividade, portanto, deve ser monitorado.

No desmame aos 28 dias ou mais, os leitões são desmamados com maior peso, o que é uma vantagem excelente, porém, como zootecnista, que visa a produtividade, o ideal é fazer o desmame aos 21 dias, o leitão se adapta rapidamente a nova dieta, sofre menos estresse e a porca entra em cio em um número menor de dias, proporcionando um número maior de partos ao ano.

Referências

MORGAN, Ariádine. Desmame de leitões é a fase de maior cuidado com o manejo. Disponível em: https://www.cpt.com.br/noticias/desmame-de-leitoes-e-fase-de-extremo-cuidado-com-o-manejo. Acesso em: 23 abr. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com