TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Nutrição de Cães e Gatos

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: Ana Carolina Zanello

Questões

1 – Como e onde no trato gastrintestinal de um carnívoro acontece a digestão das proteínas, e quais são os componentes absorvidos?

A digestão ocorre no estômago e a pepsina, presente no suco gástrico, é a principal enzima com função proteolítica. Além disso, o ácido clorídrico também participa da quebra das proteínas, induzindo a sua desnaturação. Os componentes absorvidos são os aminoácidos.

2 – Explique como são digeridos e absorvidos os lipídeos.

A digestão começa no duodeno, lá os lipídeos presentes no bolo alimentar entram em contato com a lipase pancreática presente no suco pancreático e com a bile que é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, onde os lipídios são absorvidos.

3 – Qual a importância dos carboidratos na dieta de cães e gatos? São eles necessários?

Os carboidratos não são nutrientes dietéticos essenciais, mas a maioria das células do corpo usa glicose como sua principal fonte de energia. Especialmente as células cerebrais precisam de um fornecimento contínuo de glicose. Quando o carboidrato dietético não é provido em quantidades suficientes, a proteína dietética é usada como fonte primária de glicose via gliconeogênese1,2.

4 – Como carnívoros estritos mantém a glicemia entre 70 e 110 mg/dL se estes praticamente não consomem glicose via dieta? Que nutrientes são importantes para manutenção da glicemia, nestas condições?

Os animais carnívoros metabolizam glicose a partir de aminoácidos absorvidos no intestino, que consomem diretamente da dieta. Os nutrients importantes para manutenção da glicemia são proteínas, vitamina E e ácidos graxos (ômega 3)

5 – “Carnívoros estritos não podem digerir e absorver carboidratos” – o que você acha desta assertiva?

A assertiva é inadequada. Os gatos evoluíram consumindo dietas pobres em carboidratos, mas seu sistema digestivo e metabolismo podem se adaptar rapidamente à maior ingestão desse nutriente. Enquanto nos cães, resultados indicam que adaptações genéticas permitiram que seus primeiros ancestrais modernos tenham sucesso ao ingerir uma dieta rica em amido em relação à dieta carnívora dos lobos, de forma que constituíram um passo crucial na domesticação dessa espécie.

6 – Por que os cães comem quantidades grandes de alimento em uma única refeição e gatos o fazem em 16 a 24 refeições ao dia?

Considerando as diversidades evolutivas, anatômicas e fisiológicas de cada animal, é justificável tais hábitos alimentares. Os cães são descendentes dos lobos cinzentos que obtém a maior parte do seu alimento caçando em grupos, ou seja, a competição entre os membros da matilha pela presa abatida leva a um rápido consumo do alimento. Já os gatos, o seu antecessor é um animal de comportamento solitário, cujas principais presas são pequenos roedores caçados ao longo do dia. Além disso, o trato digestório do gato é mais curto que o do cão.

7 – Comente sobre os hábitos alimentares e exigências nutricionais de aves ornamentais (escolha uma espécie; consulte nos materiais do Guia Abinpet, disponível no Moodle).

Os hábitos alimentares do Canário-do-reino são: alimentam-se normalmente em bandos, forrageando no chão ou entre a vegetação baixa. Gostam de sementes, como os de ervas, gramíneas e figos e outros materiais vegetais e pequenos insetos.

Segundo Euler et al (2008), nas condições em que foi desenvolvido, sugerem que canários em manutenção tendem a ajustar seu consumo de energia metabolizável sob influência do nível de proteína, estimando-se que um nível aproximado de 14,55 kcal de EM/ave/dia e 15% de PB pode atender às exigências em dietas com concentrações energéticas aproximadamente de 2850 kcal/kg, o que concorre para uma relação recomendável de 18 kcal EM/g PB.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com