TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Extra - Zootecnia I

Por:   •  7/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

RELATÓRIO DE ZOOTECNIA I - APICULTURA

Aluno: Eduardo da Silva Ferreira

Matrícula: 20182062640410


Total de Páginas: 06

Professor: Roberto Henrique Dias da Silva

LIMOEIRO DO NORTE – CEARÁ.

25 de Outubro de 2018

TEMA

Visita à UEPE (Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão) e a importância da integração lavoura-pecuária.

OBJETIVO

Conhecer a Unidade de Ensino, o seu planejamento e as suas potencialidades.

INTRODUÇÃO

Os pilares que compõem uma universidade são o ensino, a pesquisa e a extensão. O ensino é a transmissão de conhecimentos através da abstração e, quando possível, prática de determinados assuntos. A pesquisa é a oportunidade de aplicar e/ou desenvolver novos conceitos a partir das bases construídas pela etapa do ensino. Por fim, a extensão é a aplicação direta do conhecimento obtido nas fases do ensino e pesquisa especialmente, mas não exclusivo, em comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). 

Como projeto de ensino tem-se como objetivo o pleno incentivo e desenvolvimento do aluno enquanto docente, os projetos de pesquisa têm por missão, orientado por um professor aprimorar o conhecimento recém-adquirido do aluno, os projetos de pesquisa aumentam as chances do aluno interessado optar por carreira acadêmica, se tornando pesquisador e por último, com os projetos de extensão, visam auxiliar a melhoria da sociedade como um todo, com aplicação prática do conhecimento recém-adquirido pelo aluno, e enriquecendo a experiência no aprendizado acadêmico e social, contribuindo profissionalmente e integralmente com as demandas da sociedade.

SISTEMA

Os sistemas de integração lavoura-pecuária são estratégias produtivas que integram atividades agrícolas e pecuárias, realizadas na unidade de ensino, buscando os efeitos sinérgicos entre componentes do agro ecossistema, integração que pode acontecer através de rotação ou sucessão por exemplo, entre as mais variadas atividades como a apicultura e sua integração lavoura-pecuária com o sistema agropastoril entre outros.

Apesar de existirem culturas e criações mais adaptadas para a integração no semiárido, para uma melhor implantação é importante sempre levar em consideração as características da propriedade e da região, como aptidões, maquinário disponível, fontes de financiamento, proximidade do mercado, logística, clima e relevo.

Os sistemas integrados são fundamentais para a sustentabilidade da atividade agropecuária e, por isso, sua adoção tem crescido consideravelmente nos últimos anos, entre as vantagens desses sistemas na produção agropecuária estão:

  • Maior eficiência no uso de recursos naturais;
  • Diversificação da produção;
  • Aumento da produtividade, matéria orgânica e da cobertura do solo;
  • Redução de custos de implantação, reforma e recuperação de pastagens;
  • Intensificação da ciclagem de nutrientes;
  • Melhoria do bem-estar animal;
  • Redução da pressão por abertura de novas áreas com vegetação nativa e dos riscos decorrentes de condições desfavoráveis de mercado em razão da diversificação;
  • Obtenção de receitas em diferentes épocas do ano e com diferentes produtos, além da diminuição da sazonalidade do uso de mão-de-obra.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este relatório teve a pretensão de descrever de forma sucinta, a visita à Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, por meio de uma observação e conhecimento das suas funcionalidades básicas, visando e buscando compreender um pouco da sua importância, como foi planejada, o seu potencial, além da interpretação dos seus respectivos projetos, como a integração lavoura-pecuária, até mesmo o que o lugar vai ser capaz de proporcionar aos estudantes, professores e demais trabalhadores com a sua evolução e crescimento no decorrer nos anos vindouros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com