TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Conclusão Curso

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.544 Palavras (19 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 19

JEAN SILVA CANDIDO

LUCAS STEFENS MARTINS UBIALI DE LIMA

REGINALDO SILVA TERRA

DIARRÉIA DE BEZERROS EM BOVINOCULTURA DE CORTE

Franca

2014

JEAN SILVA CANDIDO

LUCAS STEFENS MARTINS UBIALI DE LIMA

REGINALDO SILVA TERRA

DIARRÉIA DE BEZERROS EM BOVINOCULTURA DE CORTE

Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentado como exigência para a

obtenção da habilitação de Técnico em

Agronegócio pela Escola Técnica

Estadual Prof. Carmelino Corrêa Junior.

                                                 Orientadora: Prof.° Vânia Mirele Ferreira Carrijo

Franca

2014

DEDICAMOS Este trabalho aos nossos professores, familiares e amigos que tiveram papel fundamental durante o curso e na realização deste trabalho.

AGRADECEMOS Aos nossos pais e amigos pelo apoio prestado e a energia recebida durante a realização deste trabalho.

RESUMO

CANDITO, J.S.; LIMA, L. S. M. U.; TERRA, R. S. DIARREIA DE BEZERROS EM GADO DE CORTE. Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Agronegócio– Escola Estadual Prof. Carmelino Corrêa Junior, Franca/2014

O maior problema na pecuária e a parte sanitária dentro dos sistemas de produção da pecuária de corte ocorrem na fase de cria, sendo os bezerros a os mais vulneráveis às doenças, registrando  o maior número de perdas por mortes. Alguns estudos comprovam que a diarréia de bezerros é um sinal clínico freqüentemente observado nos rebanhos bovinos e gado de leite e corte, sendo uma das principais causas de perdas nesses rebanhos.A diarréia se caracteriza por grande perda de líquidos, causando desidratação que, dependendo do grau, pode levar à perda de peso, podendo levar a morte do animal. São diversos os fatores que vem ocasionar esse processo, como os agentes, enteropatogênicos,bactérias(Escherichia coli, Salmonella, Clostridium perfringens), vírus (rotavírus e coronavírus); protozoários (Eimeria sp.); verminoses, fatores nutricionais (ingestão excessiva de leite ou rações similares) e de meio ambiente. Na criação de bezerros em confinamento ou semi confinamento, a higiene, os abrigos limpos e secos e a desinfecção rigorosas e diárias das instalações podem contribuir para evitar que o vírus se aumente ou para eliminar os focos. Sabe-se que os bezerros adquirem esta doença por via oral, e se medidas forem tomadas para evitar a contaminação, cama, água e ração, o índice de contaminação será menor.

Palavras- chave:bezerros;diarréia; gado de corte.

SUMÁRIO

REVISÃO DE LITERATURA        

1.1 escherichia coli        

1.2 salmonella        

1.3 rotavírus        

1.4 coronavírus        

1.5 cryptosporidium        

1.1.1 COLHEITA DAS AMOSTRAS        

1.1.2 identificações de enterobactérias        

1.1.3 detecção do rotavírus        

1.1.4 detecção do coronavírus        

1.2.1 MÉTODOS DE TRATAMENTO        

1.2.2 solução oral de reidratação        

2. OBJETIVOS        

3. CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        


INTRODUÇÃO

As condições sanitárias precárias facilitam as diarréias de origem infecciosa, são causadas por diferentes agentes, já citados, que proporcionam sintomas semelhantes e não demonstram características específicas.

 Uma das principal causa da diarréia é a Colibacilose, em termos de mortalidade. O agente é a bactéria E.coli,e afeta, principalmente, os bezerros nas três primeiras semanas de vida. Manifesta-se como uma diarréia de cor branca, de cheiro desagradável, o animal torna-se apático; há perda de apetite, emagrecimento progressivo e, em alguns casos leva morte (DRUMOND, 1999).

Forma septicêmica: quando a bactéria chega à corrente sangüínea, ela age rapidamente. Os animais que não receberam o colostro em quantidade suficiente ficam mais vulneráveis a bactéria em seu organismo. É freqüente o animal aparecer morto, sem ter apresentado nenhum sinal clínico (DRUMOND, 1999).

Forma enterotoxêmica: a proliferação de E.coli e muito rápida na parte média e posterior do intestino e é observada em casos individuais. A apresentação da doença é de caráter súbito, com colapsos (DRUMOND, 1999).

Forma entérica: é mais conhecida como "curso branco". A desidratação é variável, sendo as fezes bem liquidas, com um mau cheiro, contendo fragmentos de leite coagulado, evidenciando uma digestão deficiente. Os  bezerros afetados que não morrem ainda permanecem doentes por algum tempo (DRUMOND, 1999).

Essas doenças destacam-se aquelas que envolvem o sistema digestório, pois os bezerros apresentam em seu intestino diversos microorganismos em equilíbrio, contudo quando fatores como falhas na transferência de imunidade, promovem um desarranjo nesta micro biota, tornando esses animais susceptíveis à ação de enteropatógenos bacterianos, virais e protozoários que atuam sozinhos ou em associações, promovendo principalmente diarréia(DRUMOND, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com