TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Fisioterapêutico Osteoporose

Ensaios: Tratamento Fisioterapêutico Osteoporose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO SOBRE OSTEOPOROSE.

“A osteoporose afeta milhões de brasileiros e leva a aproximadamente 1,5 milhão de fraturas por ano no Brasil e isso está provocando um caos do ponto de vista social, com muitos gastos de tratamento, e em alguns casos até de incapacidade, com diminuição de mão-de-obra também, e a tendência é que essa incidência aumente cada vez mais, devido ao próprio aumento da longevidade”. Presidente Executivo do Congresso Mundial de Osteoporose e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Osteoporose, Dr. Rubem Lederman.

A osteoporose é uma doença silenciosa, não apresentando sintomas até que aconteçam as fraturas ósseas. Os ossos que se quebram com maior facilidade são as vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho.

Como consequência das fraturas vertebrais, pode ocorrer diminuição da altura e alterações na postura, que determinam dores nas costas e deformidades da coluna como a corcunda. Algumas pessoas também se queixam de dores nas juntas.

A osteoporose é uma Doença Osteometabólica, caracterizada por diminuição progressiva da massa óssea, com modificações na arquitetura trabecular, levando à diminuição da resistência óssea e a um maior risco de fraturas, em presença de traumas de baixa energia ou menor impacto.

A fisioterapia na osteoporose é uma grande aliada para o fortalecimento dos ossos e músculos, trazendo ainda benefícios cardíacos e respiratórios. Os exercícios de fisioterapia ajudam na prevenção de quedas e consequentemente fraturas, que são características desta doença.

Na fisioterapia serão realizados exercícios físicos utilizando esteira, pesos e bolas, não tanto para aumentar a massa óssea, mas com a intenção de melhorar o equilíbrio, a força muscular, a coordenação motora e aumentar a amplitude de movimentos, melhorando consequentemente a qualidade de vida do indivíduo.

O tratamento fisioterapêutico utilizado o método Pilates e a reeducação postural global (RPG) também alcançam bons resultados. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento da osteoporose também inclui a suplementação de cálcio e de vitamina D, além do aumento da ingestão de alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte e queijo.

COMPLICAÇÕES

As principais e mais temidas complicações da osteoporose são as fraturas. Quando elas ocorrem nos corpos vertebrais além de dor o paciente pode apresentar alterações da postura como a cifose (corcunda) e desvios laterais da coluna (escoliose). Alguns casos de fratura de fêmur necessitam de tratamento cirúrgico. Isso implica em internação hospitalar, repouso e posteriormente fisioterapia para recuperação dos movimentos.

COMO SE DIAGNÓSTICA?

O diagnóstico precoce faz-se através de uma osteodensitometria de dupla energia radiológica, que permite identificar as categorias e avaliar o risco de fratura. Podem ser feitas, também, avaliações laboratoriais e radiogramas da coluna dorsal e lombar de perfil, para rastrear a presença de deformação vertebral, entre outros exames,

COMO SE TRATA?

O objetivo da fisioterapia não é tanto favorecer a aquisição de massa óssea,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com