TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORREÇÃO DO PERFIL DO SOLO ATRAVÉS DA SUBSOLAGEM CORRETIVA COM ÓXIDO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NA CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR

Por:   •  19/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.794 Palavras (20 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE EDUVALE AVARE

CLAYTON FERREIRA DOS SANTOS

CORREÇÃO DO PERFIL DO SOLO ATRAVÉS DA SUBSOLAGEM CORRETIVA COM ÓXIDO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NA CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR

AVARÉ

2022

CLAYTON FERREIRA DOS SANTOS

CORREÇÃO DO PERFIL DO SOLO ATRAVÉS DA SUBSOLAGEM CORRETIVA COM ÓXIDO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NA CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré como exigência parcial para obtenção do título de bacharel em Agronomia sob a orientação do Professor Rodrigo Domingues Barbosa.

AVARÉ

2022

RESUMO

A cana-de-açúcar, ou Saccharum officinarum, é uma planta alógama, da família Poaceae, destinada a fabricação de açúcar e etanol, sendo uma cultura extremamente influente para a economia do mundo, se destacando principalmente no Brasil por seu grande volume de produtividade calculados em cerca de 620,43 milhões de toneladas, além de estar presente em mais de 90 países. Embora a cana de açúcar possua características de tolerância para com a acidez do solo, algumas medidas podem ser adotadas com o objetivo de promover melhorias no solo e desempenho da planta, visto que com a aplicação de substâncias como óxido de cálcio e magnésio (Ca e Mg) o agricultor é capaz de proporcionar uma maior disponibilidade de água e nutrientes para o solo em seu sistema radicular, fato esse que garante o aumento de sua produtividade e longevidade na lavoura de cana de açúcar. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é o de realizar uma correção do perfil do solo através de uma descompactação de solo e correção química com a aplicação de óxido de cálcio e magnésio na cultura da cana de açúcar. Para essa aplicação será utilizado uma subsoladora adubador Kamaq (SAK) sendo o corretivo óxido de cálcio e magnésio aplicados em 400kg por hectare, analisando os parâmetros de peso por cana (kg), número de canas por metro e sua produtividade em toneladas por hectare (TCH), realizando também as análises de solo nas profundidades de 0 a 20 cm, 20 a 40 cm, 40 a 60 cm, 60 a 80 cm e 80 a 100 cm. Os dados serão submetidos a análise estatística Tukey a 5%. Nas condições em que o trabalho foi realizado, pode-se concluir que a técnica da subsolagem corretiva, utilizando óxido de cálcio e magnésio, mostrou ser efetiva no aumento da produtividade de soqueira de cana de açúcar, incrementando 14,38 toneladas por hectare, representando um aumento de 17,4 %, garantindo uma viabilidade técnica e econômica, podendo ser utilizada na revitalização dos canaviais, já implantados.

Palavras-chave: Acidez do solo; Sistema radicular; Produtividade.


ABSTRACT

Sugarcane, or Saccharum officinarum, is an allogamous plant, from the Poaceae family, designed to manufacture sugar and ethanol, being a huge crop for the world, standing out mainly in Brazil for its great economy of productivity calculations in around 620.43 million tons, in addition to being present in more than 90 countries. Although the addition of sugar to tolerance traits towards the integrity of the soil, some measures can be adopted with the objective of promoting improvements in the soil and plant performance since with the application of substances such as calcium oxide and nutrients (Ca and M o The farmer is able to provide an availability of water and nutrients to the soil in his system, a fact that guarantees an increase in his productivity and greater in the sugar plantation. Therefore, the objective of the work is to carry out a correction of the soil profile through a soil decompaction and chemical correction with an application of calcium oxide and application of sugarcane crop. For this application, a Kamaq fertilizer subsoiler will be used (SAK the corrective oxide power being applied at 400kg per hectare, analyzing the parameters of weight (kg), number per meter and its productivity in tons per hectare (TCH), also using 0 at 20 cm depth, 20 to 40 cm, 40 to 60 cm, 60 to 80 cm and 80 to 100 cm. The data are provided by the Tukey statistical analysis at 5%. conditions for subsoiling, the use of medicine oxide and the use of Sugar Oxide, shown in which the work can be carried out in order to be effective for sugar productivity, increasing 14.38 tons per hectare an increase in capacity, 4%, a technical feasibility is already available and can be used in the revitalization of equipment.

Key words: Stake: Soil acidity; Root system; Productivity.

  1. INTRODUÇÃO

Conhecida popularmente como cana-de-açúcar, a Saccharum officinarum, é uma planta alógama, com divisão Magnoliophyta, classe Liliopsida, subclasse Commilinidae, ordem Ciperales, da família Poaceae, e tribo Andropogonae e subtribo Saccharininae (CASTRO et al., 2001).

Estima-se que sua origem se deu em Nova Guiné na Oceania, por meio de alguns generais como Alexandre o Grande que durante as cruzadas no século XI utilizou da mesma como uma espécie de adoçante, mas tarde no Egito os Árabes desenvolveram seu cultivo por meio do Mar Mediterrâneo, sendo responsáveis pelo processo de clarificação da calda da cana para um açúcar de alta qualidade para a época. (MATSUOKA, 1999)

Nessa época, o açúcar passou a ser consumido por nobres e reis da Europa que mentiam relações comerciais por meio de comerciantes orientais, sendo utilizada também por médicos da época como uma espécie de alívios para os moribundos, tendo altos preços de comercialização no século XIV. (MATSUOKA, 1999)

Embora com o grande contato de Cristóvão Colombo com a produção de cana de açúcar na Ilha da Madeira, sua introdução no Brasil ocorreu oficialmente somente em 1532, onde o nobre Martim Affonso de Souza trouxe sua primeira muda ao país e iniciou seu cultivo na capitania de São Vicente, atualmente região do Guarujá, construindo o primeiro engenho de açúcar, tendo expansão na região do Nordeste, Pernambuco e Bahia.  (NOGUEIRA, 2016)

Com o passar dos tempos, a cana de açúcar teve sua espécie Saccharum officinarum prejudicada por dificuldade de adaptação ecológica e doenças, sendo necessário um melhoramento genético com híbridos interespecíficos e resistentes a condições ambientais para sua expansão mundial ambientais (FIGUEIREDO et al., 1999; MATSUOKA et al., 1999).

Nesse sentido a cana de açúcar passou a ser uma cultura extremamente influente para a economia do mundo, sendo cultivada em mais de 90 países, sendo destacada por sua grande adaptação em diversas condições de clima e solo., tendo o Brasil como como seu maior produtor mundial, gerando números de cerca de 620,43 milhões de toneladas, em uma área de aproximadamente 8,59 milhões de hectares, sendo distribuídos em 92,3% do volume na região Centro Sul, e 7,7% na região Nordeste, sendo 36% dessa produção destinada a produção de açúcar, e o restante dos 65% para a fabricação de etanol (CONAB, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (58.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com