TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS SOBRE SOLOS E ALIMENTOS DO COTIDIANO: AÇÃO PIBID QUÍMICA UFPE/CAA.

Por:   •  1/7/2015  •  Artigo  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS SOBRE SOLOS E ALIMENTOS DO COTIDIANO: AÇÃO PIBID QUÍMICA UFPE/CAA.

AUTORES: SILVA, S. E. P. (UFPE); SILVA, J. T. (UFPE); SÁ, R. A. (UFPE).

RESUMO

A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula. A utilização de experimentos simples no ensino de química é um componente indispensável para o processo de ensino-aprendizagem dos diversos conteúdos. Os solos podem ser naturalmente ácidos em função da própria pobreza em bases do material de origem. O presente trabalho teve como objetivo investigar, através de uma sequência didática (SD) que abordou experimentos simples com solos e materiais do cotidiano, a compreensão dos conceitos ácidos e base. Os experimentos de determinação do pH de produtos do cotidiano dos alunos, antecedidos de uma introdução contextualizada, mostrou-se uma atividade valiosa para minimizar as dificuldades dos alunos na compreensão dos conceitos químicos abordados.

PALAVRAS CHAVES: Contextualização, Ácido e Base.

INTRODUÇÃO:

Segundo os PCNEM, é importante que o docente relacione conteúdos químicos com aspectos e temas da vida cotidiana dos alunos a fim de que eles compreendam os conceitos desta ciência.

A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que procura aproximar o dia-a-dia dos alunos do conhecimento científico. Tais ações, em disciplinas complexas como a química, são extremamente importantes. A contextualização da química pode ser responsável pelo alto nível de aceitação e aprendizagem do estudo desta ciência pelos alunos, facilitando assim, o processo de ensino-aprendizagem (ZANON & PALHARINI, 1995).

Segundo CAVALCANTE (2008), a utilização de experimentos simples no ensino de química, é um componente indispensável para o processo de ensino-aprendizagem dos diversos conteúdos do conhecimento científico no sentido de favorecer a construção de inter-relações entre a teoria e a prática, bem como relações entre as concepções prévias do aluno e as novas ideias que serão trabalhadas.

Os solos podem ser naturalmente ácidos em função da própria pobreza em bases do material de origem ou devido a processos de formação que favorecem a remoção de elementos básicos como K, Ca, Mg e Na (LOPES et. al., 1991). Em regiões áridas e com pouca chuva, também pode ocorrer de o solo se tornar alcalino, o que pode ser prejudicial ao crescimento dos vegetais (MÁRJORE ANTUNES, 2009). Vale destacar também, que a maioria dos alimentos é ligeiramente caráter ácido, uma vez que os produtos alcalinos têm, em geral, sabor desagradável. O presente trabalho teve como objetivo investigar, através de uma sequência didática (SD) que abordou experimentos simples com solos e materiais do cotidiano, a compreensão dos conceitos ácidos e base.

MATERIAIS E MÉTODOS:

A SD, baseada em MÉHEUT, M (2005), envolveu quatro etapas: 1ª Pré-teste com questões objetivas e subjetivas (Q1 a Q5) explorando as concepções prévias dos alunos sobre os conceitos ácidos – base. 2ª Experimentos didáticos, utilizando extrato de repolho roxo e papel indicador de pH, amostras de solos de regiões do Agreste Pernambucano e outros materiais do cotidiano dos alunos; 3ª Discussão dos experimentos; 4ª Resolução das questões (Q1 a Q5). A SD foi aplicada a 30 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Caruaru-PE, com duração total de 6 horas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

De início, realizou-se um pré-teste envolvendo conceitos de ácido e base, a partir de exemplos do cotidiano dos alunos. Todos os alunos consideraram que a abordagem da química através de experimentos didáticos é de suma importância para o ensino-aprendizagem. Q2 explorou exemplos de alimentos de caráter ácido ou básico. Cerca de 70% das respostas, geraram em torno apenas dos refrigerantes. Na Q3, os alunos não relacionaram pH do solo com o cultivo de vegetais. Em seguida, abordou-se conceitos e exemplos de ácido e base, substâncias, escala de pH. A partir desta fase, foram realizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com