TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação dos Solos

Por:   •  11/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Solos

 1. O que é Gênese do Solo?

E a ciência da gênese, morfologia e classificação do solo, que busca compreender a interação entre os fatores e o processo de formação do solo e sua influencia nos atributos morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do solo.

2. Conceitue intemperismo. Quais são os tipos?

 O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.

Intemperismo físico: O intemperismo é físico quando as rochas sofrem desintegração por ação mecânica.

Intemperismo químico: O intemperismo é químico quando a desagregação das rochas ocorre por reações químicas, o que altera suas estruturas e provoca modificações nos seus constituintes minerais. A água é o seu principal agente, pois penetra por capilaridade nas rochas e reage com os componentes da estrutura mineral. B

Intemperismo Biológico: por meio de processos biológicos, esse tipo de intemperismo é provocado principalmente pela decomposição dos seres vivos, favorecendo assim, a transformação das rochas e o enriquecimento do solo. 

3. Quais são os fatores de formação do Solo? Explique sucintamente cada fator.

Os fatores de formação dos solos são:

Rocha de Origem:  corresponde à formação rochosa original que foi intemperada para dar origem aos solos, dando a ele suas principais características.

Clima: a interferência dos fatores climáticos sobre a formação do solo acontece a partir da regulação de alguns elementos, como a umidade, os ventos e, principalmente, o regime de chuvas, o que afeta em maior ou menor grau o intemperismo da rocha matriz.

Relevo: isto é, as formas externas da crosta terrestre, também são decisivas no processo de formação dos solos, pois ele exerce direta influência na forma de atuação dos agentes responsáveis pelo intemperismo, como a água e os ventos.

Organismo: a presença de organismos vivos também irá condicionar o processo de formação dos solos, uma vez que muitos deles agem naquilo que chamamos de intemperismo biológico ou químico-biológico através da liberação de diferentes substâncias. Com isso, quanto mais material orgânico e seres vivos existirem nesse solo, mais intensificado será o seu processo de constituição.

Tempo: refere-se ao período quantitativo em que a rocha matriz foi exposta às condições ambientais. Assim sendo, regiões de solos jovens, tendem apresentar menor profundidade em comparação com regiões geologicamente mais antigas. 

4) Quais são os processos de formação do Solo? Explique sucintamente cada processo.

Os processos de formação do solo são:

Adição: Tudo que entra num corpo de solo vindo do seu exterior é considerado adição, como: Água, Matéria orgânica, Poeiras, Carbono da atmosfera.

Transformação: Ocorre quando constituintes do solo são química e/ou fisicamente alterados, ou mesmo totalmente extinguidos para dar lugar a outros que são sintetizados a partir dos compostos como:  Intemperismo físico, Intemperismo químico, Decomposição da matéria orgânica a húmus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com