TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEGRADAÇÃO DO SOLO

Por:   •  17/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

DEGRADAÇÃO DO SOLO

  • Degradação Química:

- Perda de nutrientes: uma das formas de ocorrer a perda nutrientes no solo é a lixiviação, processo em que ocorre a lavagem das camadas superficiais do solo, onde se encontra a MO – que prende os nutrientes –, através do escoamento de água.

- Acidificação: o solo já possui acidez natural, porém esta pode ser aumentada quando ocorre a aplicação em excesso de fertilizantes, como o sulfato de amônio, por exemplo, fazendo com que a planta não consiga absorver nutrientes.

  • Degradação Física:

- Compactação e adensamento: comumente causada pelo tráfego intenso de máquinas agrícolas sobre o solo, causa a diminuição da porosidade do solo, dificultando a infiltração de água no solo e a absorção de nutrientes pelas plantas.

- Erosão: ocorre naturalmente, porém ações antrópicas, como a realização de  práticas agrícolas intensivas, podem intensificar o processo. As partículas minerais do solo se desprendem e são arrastadas através da água e dos ventos.

- Selamento superficial: é decorrente do impacto das gotas de chuva ou da água de irrigação sobre o solo, causando desagregação do solo próximo à superfície. O selamento reduz a infiltração de água e promove o escoamento superficial das águas da chuva e irrigação, o que pode levar à erosão.

  • Degradação Biológica:

- Plantio convencional: nesse tipo de plantio, a mecanização é utilizada de forma intensa, provocando a perda de MO – devido ao revolvimento do solo –  prejudicando os macro e microrganismos que habitam o solo.

- Queimada:  Quando ocorre a queima de resíduos vegetais, a temperatura da superfície do solo se eleva, de forma que diminui a quantidade e a diversidade dos microrganismos responsáveis pela atividade biológica no solo.

  • Fonte:

https://www.tmffertilizantes.com.br/solos-degradados-por-que-voce-deve-se-preocupar/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com