TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO SOLO

Por:   •  12/12/2017  •  Seminário  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

AGRONOMIA

VINÍCIUS BRUM

RELATÓRIO AULA PRÁTICA

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO SOLO

SÃO LUIZ GONZAGA - RS

2017

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

        Apresento na forma de texto, um breve relato sobre a aula pratica realizada no dia 16 de agosto de 2017 pertencente a matéria de Introdução à Ciências do Solo conduzida pela professora Marta S. Drescher.

        Pelo período da manhã realizamos uma aula teórica onde foi destinada para o estudo dos fatores de formação do solo e o intemperismo, onda a aula se estendeu até as 10h, na segunda etapa, logo após o intervalo tivemos uma aula pratica nos arredores da Escola Cruzeiro do Sul em uma área próxima ao córrego que passa pelo terreno da escola.

Onde no primeiro momento podemos observar um caso de intemperismo em uma rocha de arenito, que teve seu processo acelerado devido as condições que se encontrava com alta presença de umidade e devido a presença de água do córrego.

Na segunda parada, observamos um ponto em que o córrego fazia uma curva, onde no mesmo havia um grande ponto de erosão devido a água do córrego, que quando chove de mais o córrego fica cheio e leva consigo terra e entre outras propriedades químicas e físicas. No local havia grande concentração de rochas que foram trazidas de algum outro local, e também podemos observar uma coloração escura nos horizontes exposto com auxílio de uma pá e algumas mancha de cor mais clara que poderia ser um provável Fe.

Devido ali ser uma área de deposição muitos resíduos vêm com a correnteza e ficam acumulados na curva do córrego.

Nesse dia tivemos um primeiro contato com uma aula prática, onde podemos aprender e ver o que vinha sendo abordado em sala de aula.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com