TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Exercícios Sobre Dendê

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: João Paulo Ramazzotto
RA: 3007219

Lista de exercícios sobre Dendê

1) Quais o centro de origem do dendê? Quais as regiões brasileiras com maior aptidão climática para o cultivo desta cultura?
R: O centro de origem é no continente africano desde o Senegal até Angola, A melhor região para o dendê é o norte mais especificamente o Amazonas.

2) Que condições climáticas são as mais adequadas para a cultura do dendê?
R:Precipitações mensais superiores a 100mm, altos níveis de radiação solares, temperatura entre 25 e 27°C, sem ocorrências de temperaturas mínimas inferiores a 19°C por períodos prolongados.

3) O espaçamento recomendado para a cultura do dendê é na forma de triângulo equilátero com 9 m de lado. Digamos que o agricultor equivocadamente tenha plantado na forma de quadrado com 9 m de lado, qual a quantidade de plantas por hectare existente em cada uma destas situações?
R:1 hectare = 10000m², vamos considerar uma área perfeitamente quadrada de 100m x 100m, teremos uma plantação de 11 linhas verticais por 11 linhas horizontais que daria 121 palmeiras de dendê. Em formula triangular teremos 6 linhas de 11 e 5 linhas de 10 totalizando 116 plameiras

4) De que maneira pode ser definido o ponto de colheita dos cachos do dendezeiro?
R: Frutos soltos que normalmente se encontram no pé da planta, quando o cacho está maduro recomendando-se que esse número não seja superior a 10 frutos.

5) Que benefícios econômicos e sociais podem ser conseguidos por uma família de agricultores que porventura comecem a cultivar o dendezeiro?
R: Aumentaria a participação do Norte no Programa Nacional de Produção e Uso de biodiesel. Aumentaria a mão de obra já que a indústria de processamento deve estar próxima ao local de cultivo do dendê, permite o consorcio com outras culturas em suas entrelinhas.

6) Cite algumas das barreiras existentes para a ampliação da área cultivada com a cultura do dendê?
R: O fato de não ser possível armazenar o fruto do dendê já que deve ser processado em 48 horas, afeta o cultivo pela necessidade da plantação e da indústria, não possui muito investimento e qualificação neste campo, equipamentos e políticas agrícolas para a cultura em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (23.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com