TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microbiologia

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

Departamento de Engenharia Agrícola e Solos – DEAS

Disciplina: Microbiologia do Solo – EAS 103

Prof.: Divino Levi Miguel

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – 2019.1

Contagem de Fungos e Bactérias de Solo Utilizando o Método de Diluições Sucessivas[pic 1]

Larissa Adelita(1); Patrícia Leite(2); Rafael Ribeiro(3); Vinícius Bento(4); Divino Levi Miguel(5)

(1-4) Estudantes do curso de Agronomia; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Estrada do Bem Querer Km 4, Vitória da Conquista, BA; (5)Professor do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos (DEAS)/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, CEP 45031-900, Vitória da Conquista, BA, divino.miguel@uesb.edu.br

RESUMO - Este trabalho analisou a relação com os diferentes sistemas de cultivos, e a presença de alguns grupos de organismos responsáveis por importantes processos no solo. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia– UESB, onde realizou-se coletas de solos em três culturas distintas, milho café e cana. A quantidade de organismos e microrganismos presentes no solo destas culturas, foram quantificadas em laboratório. Utilizaram-se meios de cultura específicos para a quantificação dos microrganismos. Percebeu-se que houve variação de diversidade e quantidade de macro e microrganismos, entre as culturas a analisadas.

PALAVRAS - CHAVE; Microrganismos e meios de cultura.

ABSTRACT - This work analyzed the relationship with the different cropping systems, and the presence of some groups of organisms responsible for important soil processes. The experiment was conducted at the State University of Southwest Bahia - UESB, where soil collections were carried out in three distinct crops, coffee corn and sugarcane. The amount of organisms and microorganisms present in the soil of these crops were quantified in the laboratory. Specific culture media were used for the quantification of microorganisms. It was noticed that there was variation of diversity and quantity of macro and microorganisms, among the cultures analyzed.


INTRODUÇÃO

Solo é o produto de transformação das substâncias orgânicas e minerais da superfície da terra sob a influência dos fatores ambientais que operam por um período de tempo muito longo e apresentando uma organização e morfologia definidas. É o meio de crescimento para as plantas, seres humanos, e animais, onde os microrganismos uma extrema importância.

Segundo Hernani (2019), os microrganismos são animais de tamanho diminuto que só podem ser visualizados com o uso de microscópio. No solo esses organismos constituem populações com muitos bilhões de indivíduos e, muitas vezes, as colônias podem ser observadas a olho nu, estes atuam na transformação e decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia no solo. Exemplos desses organismos são as bactérias, leveduras, fungos, actinomicetos, protozoários, algas dentre outros.

A atividade microbiana representa a fração viva da biomassa microbiana, ou seja, a parte ativa da matéria

orgânica do solo. Por ser muito sensível às mudanças provocadas por sistemas de manejo, a biomassa e a atividade microbiana são considerados bons indicadores da qualidade ou da degradação do solo. (Hernani, 2019)

A destruição das matas nativa e a utilização do sistema convencional da agricultura têm diminuído o aporte de matéria orgânica, consequência da exposição dos organismos do solo as condições edáficas, pelo revolvimento do solo reduzindo drasticamente sua diversidade e população, interferindo diretamente em seu equilíbrio no habitat. Para minimizar estes efeitos negativos, é importante utilizar técnicas que viabilizam a permanência dos mesmos, por isso o uso de técnicas agrícolas como SPD (Sistema de Plantio Direto), rotação de cultura, entre outros, possibilita ganhos em produtividade, manutenção dos organismos e uma boa estrutura físico-química do solo.

Os microrganismos são bastante dependentes da matéria orgânica do solo que é constituída pelos produtos da decomposição de resíduos de origem animal e vegetal. Os efeitos do teor e da qualidade da matéria orgânica do solo sobre os microrganismos são medidos pela biomassa microbiana (ou o total de organismos presentes numa amostra do solo) e a atividade microbiana (os microrganismos vivos). Essas medidas representam a integração dos efeitos da matéria orgânica sobre as condições biológicas do solo. (Hernani, 2019)

O presente trabalho teve como objetivo estabelecer uma relação com os diferentes sistemas de cultivo e a presença de alguns grupos de organismos responsáveis por importantes processos no solo, bem como explicar todo o processo de coleta em campo, de laboratório e contagem dos organismos.

MATERIAIS E MÉTODOS

O experimento foi conduzido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia– UESB, Campus de Vitória da Conquista, no Laboratório de Microbiologia do solo. No dia 20 de agosto de 2019, foram preparados meios de culturas.


Para o preparo do meio de cultura para bactérias total, foram utilizados os seguintes reagentes: 0,12 g Glicose, 0,12 g de Peptona, 0,12 g de Extrato  de leveduras, 0,5 mL de K2HPO4, 0,25 mL de MgSO4. 7H2O (10%), 1 mL de FeSO4.7H2O (1%), pH 6,8 e 7,5 g de

Agar, para confeccionar 500 mL do meio de cultura. Estes reagentes foram adicionados um de cada vez em um erlenmeyer contendo 200 mL de água destilada, que se manteve em constante agitação, em uma e aparelho chamado agitador. Após a confecção da solução, esta foi autoclavada, diminuindo os riscos de supostas contaminações. Após a esterilização do meio, este foi mantido em estufa com temperatura ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (243.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com