TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do agronegócio para a região de Ribeirão Preto

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

O agronegócio é um fator crucial para a região de Ribeirão Preto, garante frentes de emprego e crescimento tanto para a cidade quanto para o país. Aqui se encontra um dos mais importantes e competitivos pólos agroindustriais do Brasil e se destaca pela combinação entre diversificação e competência produtiva e gerencial. Tem-se ainda a privilegiada localização geográfica, a logística, mão de obra especializada e infraestrutura.

Batizada no passado como a capital do café, se consagra nos dias de hoje a “Capital brasileira do agronegócio”. O agronegócio representa cerca de 27% do PIB brasileiro e é responsável por 37% dos empregos e por 43% das importações do país, e Ribeirão Preto faz parte dessa movimentação que impulsiona o Brasil a subir os degraus do progresso econômico sempre de forma conjugada à melhoria das condições socioambientais.

A região disponibiliza uma série de benefícios voltados ao setor pois está numa posição geográfica privilegiada com várias cidades e muita mão de obra disponível, além de manter universidades e empresas focadas em pesquisas direcionadas ao campo afim de desenvolver sempre novas tecnologias para a melhora desse setor. A malha viária é muito conservada e o fato de estar numa rota importante do transporte nacional é primordial para a manutenção do agronegócio que utiliza esse recurso para o transporte de insumos, materiais de cuidado com o solo, máquinas, equipamentos e o transporte do que é produzido no campo.

As pesquisas tanto de produtos como adubos, fertilizantes, inseticidas, quanto às voltadas ao desenvolvimento de novos maquinários e equipamentos auxiliam na produção dos bens agropecuários aumentando assim a eficácia das práticas exercidas na atividade, ajudam na otimização dos produtos, preparação do solo, plantio, colheita e armazenagem.

O transporte é muito eficiente devido aos motivos já citados anteriormente e também ao fato de na região existir muitas empresas especializadas nessa atividade, empresas essas que são em sua grande maioria muito tradicionais e competentes, agregando ainda mais valor ao setor agropecuário com seu auxilio importantíssimo no desenvolvimento e manutenção do agronegócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com