TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O crescimento de uma empresa na região de Ribeirão Preto

Pesquisas Acadêmicas: O crescimento de uma empresa na região de Ribeirão Preto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.238 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A decisão de crescer para qualquer empresa pode pa¬recer, muitas vezes, uma decisão mais fácil do real¬mente é. Existe um momento na vida de uma instituição comercial que obtém sucesso em seus primeiros anos de existência, em que uma parada estratégica é necessária para se pensar o que deve ser feito: cres¬cer ou não. Se a decisão é crescer, a dúvida é como.

Para uma empresa familiar, ou seja, fundada e movida até então por compromissos não só empresariais, mas também familiares, a decisão a ser tomada torna-se mais difícil ainda. Em uma empresa familiar, a toma¬da de decisão não envolve apenas o crescimento e seu desenho estratégico, mas também em que grau este crescimento irá envolver a gestão que vem sendo rea¬lizada por parte da família. Muitas vezes, crescer pode significar ter que se trocar componentes desta família, que sempre ocuparam cargos de gestão na empresa, por profissionais contratados diretamente do mercado.

O crescimento de uma empresa na região de Ribeirão Preto, por mais que esta região seja uma das mais ricas do país, está limitado ao tamanho do segmento de mercado em que atua a empresa. Se o canal prin¬cipal de venda dos produtos, como é o caso da Fazen¬da São Pedro, for o varejo, as vendas dependerão do aumento de demanda local para seu crescimento. De acordo com o tipo de produto o aumento de sua de-manda não se dará apenas pelo crescimento de con¬sumo per capita, sendo necessária a expansão para além da região, no caso da cidade de Ribeirão Preto, para se buscar a expansão do negócio.

É o caso de sucos prontos para beber. Estes produ¬tos são vendidos quase que exclusivamente atra¬vés do canal varejo. O Mercado de sucos prontos para beber no Brasil tem crescido de forma vertiginosa nos últimos anos. Pa¬rece que o consumidor brasileiro descobriu no suco pronto para beber a saída para matar sua sede com saúde. Grandes empresas multinacionais vêem inves¬tindo pesado neste mercado, após o grande sucesso em nosso país da mexicana Del Valle. A Coca-cola, empresa norte-americana, conhecida mundialmente por vender o refrigerante mais consumido no mundo, adquiriu a Sucos Mais e está apostando neste novo segmento. Outro exemplo é a Unilever que criou o suco Ades à base de soja.

Estes importantes players vêem investindo tempo, tecnologia e muita verba de

marketing para se esta¬beleceram neste novo mercado ainda em expansão.

Se quiser crescer, uma empresa familiar como é o caso da Fazenda São Pedro, terá que deixar o ?berço esplêndido? da sua região de origem ? Ribeirão Preto ? e entrar em uma briga de gigantes em um mercado como o da Grande São Paulo. ?Berço esplêndido? em Ribeirão Preto porque é premissa aqui neste caso o grande sucesso dos sucos prontos da Fazenda São Pedro naquela cidade e região. Este sucesso é um grande problema para as grandes multinacionais que terão uma importante barreira de entrada para supe¬rar e conquistar o mercado daquela

região. Entretan¬to, o foco deste caso é o estudo do crescimento da Fazenda São

Pedro.

A FAZENDA SÃO PEDRO

A Fazenda São Pedro é uma tradicional fazenda do in¬terior paulista e está localizada no município de Ser¬tãozinho na região de Ribeirão Preto. A fazenda tem 800 alqueires paulistas (1.936 hectares) de extensão territorial. Um tamanho acima da média das proprie¬dades da região.

Trata-se de uma fazenda tradicional que pertence à fa¬mília Azevedo desde as primeiras décadas do século XX. Já passou por um período de destacada prosperi-dade nos tempos do café e, hoje, é uma propriedade modelo na região e em todo país pela sua alta pro¬dutividade em várias culturas. Além do gado de cor¬te e leite que ocupa quase 30% do espaço físico da fazenda, são plantadas culturas rotativas como soja, amendoim, milho, arroz etc. Entretanto, esta fazenda é exceção na região por não ter optado pela (mono) cultura da cana, como fez a maciça maioria das pro-priedades à sua volta. Seus proprietários escolhe¬ram como principal cultura a laranja, que já teve seu período de alta prosperidade no Brasil. Período este que, segundo especialistas, não deverá voltar. O alto investimento em tecnologia realizado pelos grandes concorrentes internacionais do Brasil (principalmen¬te os EUA) e a criação de um oligopólio na compra do fruto para a transformação em suco não permiti¬rão um aumento no valor da caixa colhida da laranja (unidade de medida para a venda desta cultura). O valor que

está sendo praticado hoje pelo mercado traz uma margem extremamente pequena e, por vê zes, inviabilizadora para os seus médios e pequenos produtores. Com isto, a grande maioria que plantava laranja na região de Ribeirão Preto, planta hoje cana-de-açúcar para vender às usinas de álcool.

Para compensar o baixo preço pago pelas empresas produtoras de suco, os proprietários da Fazenda São Pedro resolveram investir em um novo negócio: a venda no varejo de suco de laranja pronto para be¬ber, ao invés de partirem para a cana-de-açúcar. Esta decisão não foi fácil de ser tomada, pois vender su¬cós prontos para beber significou para a Fazenda São Pedro uma integração vertical, ou seja, de produtora de laranja passou a ser também fábrica de suco.

A Fazenda São Pedro foi herdada nos anos 60, após o falecimento do Sr. Fernando

Azevedo, por Oswaldo Azevedo, seu filho. Fernando transformou a proprie¬dade em

uma das mais conhecidas no Brasil e no mundo durante a incrível época do café.

Esta fazenda chegou a ser visitada até pelo presidente Getúlio Var¬gas em seu

último mandato, motivo de muito orgulho e assunto preferido nas ?prosas? do Sr.

Fernando.

Oswaldo Azevedo tem dois filhos: João e José. José, mais velho, optou por estudar na

própria região onde nasceu para não ficar longe da fazenda e, principalmente,

da fa¬mília. Desde pequeno trabalhou com o pai na proprieda¬de e aprendeu todos

os segredos de como administrar bem uma fazenda. Segredos que Oswaldo tinha

aprendi¬do com sr. Fernando. José formou-se em Administração de Empresas em

Ribeirão Preto e logo assumiu a admi¬nistração financeira dos negócios. João, 3

anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com