TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE SOLOS

Por:   •  6/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Bacharelado em Engenharia Agronômica

Ano: 2017

Semestre:2

Disciplina:Solos I

Turma:AGR2

Professor:Ricardo Aiolfi

Período: (     )Matutino   ( x  ) Noturno

Avaliação:(     ) Parcial

Bimestre: (  x  ) Primeiro   (     ) Segundo

NOTA DO RELATÓRIO: _____________

Acadêmicos(a):

Alexia Kozelinski

Esland Soares Silva

Fernando José Benoski

Guilherme Reis                                                 

Data: 03/08/2017

Visto :

“Art. 93. Comete infração disciplinar o membro do corpo discente que: 1) utilizar ou permitir a utilização de meios ilícitos ou fraudulentos de aproveitamento da vida escolar, em trabalhos escolares ou na prestação de provas ou exames.”

Obs.: A nota final da prática é a soma da nota do relatório e a nota individual, seguindo os critérios do plano de ensino.

Relatório de Solos I – Aula de campo 29/07/2017.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Abboud, organizador do livro Introdução à Agronomia, solo é um filtro vivo, através do qual a água é reciclada, e compostos químicos são alterados, influenciando a qualidade ambiental e o funcionamento global da biosfera. No ponto de vista agrícola o solo pode ser visto como meio natural onde os vegetais se desenvolvem. O solo é formado por rochas que sofreram intemperismo, ou seja, passaram por variações físicas, químicas e biológicas que ao longo do tempo interferiram na rocha.

A classificação do solo é necessária para identificar seus diferentes tipos, a fim de conhecer suas características morfológicas para melhorar o manejo e o cultivo de plantas. As características morfológicas do solo permitem deduções importantes sobre a sua formação ligada ao uso no campo agrícola. Essas características podem ser identificadas por meio de tato ou mesmo de visão como por exemplo: cor, textura, estrutura, consistência, horizontes entre outras.No idear de Lepsch (2010), os minerais do solo podem ser classificados em argila, silte e areia. A proporção desses elementos pode ser determinada por meio de análise granulométrica.         

Este trabalho tem como objetivo explanar as técnicas de coleta de solo utilizadas em uma aula de campo, afim de analisar os diferentes tipos de solo em uma mesma gleba. A coleta foi realizada na data de 29/07/2017, na propriedade Fazenda Santa Lala, comunidade de Passo da Ilha, Pato Branco.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados foram:

  • Balde;
  • Pá de corte;
  • Sacos plásticos;
  • Faca, espátula;
  • Etiquetas, canetas;
  • Garrafa pet com água;

As coletas foram realizadas em quatro pontos:

  • Planalto – ponto 01
  • Encosta – ponto 02
  • Planície – ponto 03
  • Mata – ponto 04

Para cada ponto foram abertas duas trincheiras de aproximadamente 0,25m de profundidade cada uma com finalidade de visualizar e identificar a diferença nas camadas considerando  a cor, textura, estrutura, agregados, presença de rochas ou fragmentos de rochas. Também foi analisada a cobertura do solo no local bem como a quantidade de matéria orgânica acumulada nos pontos de coleta.

Para a análise granulométrica, para cada trincheira foi coletado solo em camadas de 0-5; 5-10; 10-20; de profundidade com aproximadamente 200g.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os solos analisados nos pontos 01 e 02, possui uma declividade muito acentuada e presença de rochas expostas. Nas regiões de menores declividades o solo foi identificado previamente como Latossolo, devido as suas características, contendo aveia e azevém como cobertura, neste ponto a umidade era mais evidente que nos demais pontos, também foi possível observar agregados, porosidade, raízes por todo o solo e atividade biológica. Na região de encosta aonde havia maior incidência de rochas, existia presença de pastagem para manejo de ovelhas. O solo apresentava características bem diferentes dos outros pontos devido a ser um solo mais jovem, com pouco intemperismo. Na mata a umidade era muito maior obviamente devido ao sombreamento, também a presença de raízes profundas e grossas, matéria orgânica, clima ameno, solo com muitos agregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (171 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com