TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro

Artigo: Agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Artigo  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro

Agricultura familiar

A agricultura familiar é aquela que exerce papel fundamental na economia de uma parcela significativa das pequenas cidades brasileiras. Em muitos casos, é ela a responsável pelo bom desempenho dos negócios urbanos, pelo suprimento da demanda interna de alimentos e pela manutenção do homem no meio rural.

Girassol para a produção de sementes e óleo

A agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira, é o que realmente chega à nossa mesa. É constituída de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais, assentamentos da reforma agrária e pessoas que participam do êxodo urbano, e entre seus principais produtos estão: milho, mandioca, leite, gado de corte, ovinos, caprinos, suínos, aves, oleícolas, feijão, cana, arroz, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças, além de alimentos processados como sucos, polpas, conservas, doces, biscoitos, farinha, frutas desidratadas, queijos, iogurtes e defumados.

Favo de mel Colheita orgânica diversificada Abacaxi

Segundo a legislação vigente, agricultor familiar define-se como aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo aos seguintes requisitos:

• Utilize predominantemente mão-de-obra da própria família nas atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento;

• Sejam proprietários, posseiros, arrendatários, parceiros ou concessionários da Reforma Agrária.

• Residam na propriedade ou em local próximo;

• Detenham no máximo 4 (quatro) módulos fiscais de terra, quantificados conforme a legislação em vigor, ou no máximo 6 (seis) módulos quando tratar-se de pecuarista familiar;

• Mantenham até 2 (dois) empregados permanentes – sendo admitida a ajuda eventual de terceiros

• Tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento (com 80% da renda bruta anual familiar advinda da exploração agropecuária ou não agropecuária do estabelecimento).

IMPORTANCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL

Produção de açafrão da terra para consumo interno

• A agricultura familiar ocupa 30,5% das terras agriculturáveis, mas responde por 37,9% da produção agropecuária brasileira.

• A agricultura familiar, geralmente associada a formas atrasadas de cultivo e à produção para subsistência, está no cerne do moderno agrobusiness brasileiro, respondendo por 31,6% da produção de soja, 39,9% da produção de aves e 48,6% da produção de milho, tendo, portanto, forte presença nas exportações.

PRINCIPAIS DESAFIOS...

Casca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com