TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura Familiar

Artigos Científicos: Agricultura Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 2

Agricultura familiar

A agricultura familiar é o cultivo da terra, ex.: milho, café, arroz, feijão etc., que esse cultivo é realizado pelos pequenos proprietários, cuja sua mão-de-obra a fundamentalmente o agregado familiar, eventualmente completada por trabalho assalariado.

O agricultor familiar desenvolve atividades econômicas em áreas rurais, e tem que anteder a algumas exigências básicas, como utilizar predominantemente o trabalho da própria família nas atividades econômicas da propriedade, e ter a maior parte da sua renda familiar das atividades agrícolas desenvolvida em um cenário rural.

A tecnologia para a agricultura familiar deve ser simples, base popular e com base em seus próprios sistemas de produção, com ênfase em recursos locais e nativos. O desenvolvimento da agricultura familiar deve começar com o conhecimento das necessidades dos produtores, para eles começarem o cultivo de arroz, feijão, café ou qualquer outra coisa que de lucro e faça suas necessidades familiares.

A agricultura familiar e sua contribuição para a segurança alimentar.

Agricultura familiar brasileira, com suas características e modo de funcionamento podem contribuir para o desenvolvimento de um país no campo econômico relacionado com a produção de alimentos e matérias- primas de origem agrícola. Mas também a agricultura familiar pode contribuir estrategicamente para a segurança alimentar.

Essa contribuição é especialmente verdadeira, através da oferta e regulação de preços de alimentos e matérias-primas. Os agricultores familiares são numerosos, e as suas características intrínsecas, sua produção é geralmente diversificado, mas eles não têm muita capacidade para transportar alimentos. Assim, eles mantêm a alimentação regulada e diversificou seus produtos.

PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar)

Há alguns tempos atrás criam o programa PRONAF, que foi criado para fortalecer a agricultura familiar e do setor financeiro, como gerador de emprego e renda. O programa é executado de forma descentralizada e tem como protagonistas os agricultores e suas organizações.

Seu principal objetivo é construir um padrão de desenvolvimento sustentável para os agricultores familiares e suas famílias, a fim de aumentar e diversificar a produção de vários tipos de colheitas, para aumentar tanto a renda quanto o crescimento de emprego, com o consequente crescimento do emprego e da renda, proporcionando bem-estar social e qualidade de vida melhor para esses trabalhadores e familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com