TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ano Internacional Da Agricultura Familiar

Ensaios: Ano Internacional Da Agricultura Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  6.463 Palavras (26 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 26

Ano Internacional Da Agricultura Familiar.

O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa destacar o perfil da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel no alívio da fome e da pobreza, provisão de segurança alimentar e nutrição, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e obtenção do desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

O objetivo do AIAF 2014 é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado. Promoverá, também, uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e o entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam, além de ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares.

Na 66ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, 2014 foi formalmente declarado o “Ano Internacional da Agricultura Familiar” (AIAF). A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura foi convidada para facilitar a sua implementação, em colaboração com governos, instituições internacionais de desenvolvimento, organizações de agricultores e outras organizações relevantes do sistema das Nações Unidas, bem como organizações não governamentais.

O QUE SE ENTENDE POR AGRICULTURA FAMILIAR?

A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. A agricultura familiar consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola, que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mãodeobra familiar, tanto de mulheres quanto de homens.

Em países desenvolvidos como também em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos.

Em nível nacional, há uma série de fatores que são fundamentais para o bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como: condições agroecológicas e características territoriais; ambiente político; acesso aos mercados; acesso à terra e a recursos naturais; acesso à tecnologia e a serviços de extensão; acesso a financiamentos; condições demográficas econômicas e socioculturais; disponibilidade de educação especializada, entre outros.

A agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural.

POR QUE A AGRICULTURA FAMILIAR É IMPORTANTE?

A agricultura familiar e os pequenos agricultores estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial. A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada e salvaguardar a agrobiodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.

A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

QUATRO OBJETIVOS-CHAVE DO ANO INTERNACIONAL:

Apoiar a formulação de políticas agrícolas, ambientais e sociais que promovam a agricultura familiar sustentável.

Aumentar o conhecimento, a comunicação e a conscientização pública.

Obter um melhor entendimento de necessidades, potencial e restrições da agricultura familiar e assegurar apoio técnico.

Criar sinergias para a sustentabilidade.

O Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 é uma iniciativa promovida pelo Fórum Rural Mundial e que conta com o apoio de mais de 360 organizações civis e camponesas de todos os continentes. Essa celebração mundial, declarada pela Assembleia Geral da ONU, tem por objetivo transformar-se em uma ferramenta para a promoção de políticas ativas em prol do desenvolvimento sustentável dos sistemas agrários baseados na unidade familiar camponesa, comunitária, indígena, cooperativa e pesqueira.

Todo esse trabalho é realizado a partir da perspectiva da luta efetiva contra a pobreza e a fome, bem como da busca de um desenvolvimento rural baseado no respeito ao meio ambiente e à biodiversidade.

O Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 tem como lema “Alimentar o Mundo, cuidar do Planeta”.

No âmbito da Educação, cabe à comunidade acadêmica formular ações educacionais que inspirem, sensibilizem e instruam crianças e jovens para a importância da agricultura familiar, sobretudo nas suas vertentes social e econômica:

produção sustentável de alimentos;

obtenção de segurança alimentar;

erradicação da pobreza;

Reconhecer a importância dos programas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), visando ao Desenvolvimento Sustentável e à consecução dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

Estimular a elaboração de propostas, cientificamente fundamentadas, quanto ao papel da agricultura familiar, através da utilização de variedades adaptadas às condições mesológicas, na manutenção da biodiversidade e no equilíbrio dos recursos hídricos.

Reconhecer a importância da solidariedade intergeracional, aliada a novos conhecimentos técnicos e científicos, para a manutenção ou criação de boas práticas.

Sensibilizar para estímulo o que as redes de comercialização de alimentos e os consumidores podem oferecer aos pequenos produtores.

Incentivar o intercâmbio de experiências e conhecimentos.

Aprofundar, partindo da realidade que rodeia as crianças e os jovens, a metodologia de trabalho de projetos, identificando problemas, planejando atividades, propondo soluções e promovendo mudanças.

Imagem negativa moderna da agricultura

À imagem negativa da agricultura não é alheio o facto de os trabalhadores rurais terem estado durante mi lénios ao serviço dosproprietários da terra, ora como escravos, ora como servos da gleba, ora como trabalhadores assalariados, em todos esses casos sujeitos a uma exploração intensa em que muitas vezes não podiam sequer usufruir dos bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com