TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrometeorologia Aula – O Planeta Terra e as Relações Solo-Planta-Atmosfera

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Tecnologia em Agronegócios

Disciplina: Agrometeorologia

Professor: Claudio Lazzarotto

Aula 1 – O Planeta Terra e as relações solo-planta-atmosfera

Responda as questões abaixo

Questão 1 – A interação entre a genética da planta, o solo e a atmosfera que circunda a planta é determinante do desenvolvimento e do rendimento de um cultivo.

Cite com o que cada um desses três elementos contribui para a produtividade da lavoura.

Contribuições da planta:

O rendimento máximo de um cultivo e determinado principalmente pelas características genéticas da planta e pela adequada adaptação destas ao ambiente predominante. A seleção cuidadosa da espécie e da variedade mais adequada para o ambiente dado, é de fundamental importância para se obter uma produção elevada.

Contribuições do solo:

    Esse é um recurso mineral renovável essencial para os vegetais, uma vez que é nele que a planta se desenvolve e retira nutriente e água para a germinação, crescimento e produção de frutos. Para a Agrometeorologia, o solo representa um grande reservatório de água, cuja função e assegurar, dentro de certas limitações, que a água esteja disponível para as plantas no intervalo entre uma chuva e outra.

Contribuições da atmosfera:

 A atmosfera terrestre é o envelope gasoso, relativamente fino, que envolve o planeta sendo de fundamental importância à vida na Terra, pois atua como sede dos fenômenos meteorológicos e também como determinante da qualidade e da quantidade da radiação solar que atinge a superfície. Basicamente, a atmosfera pode ser considerada como constituída majoritariamente por dois gases: nitrogênio (78% em volume) e oxigênio (21%). São também seus constituintes naturais os gases inertes: argônio, criptônio, helio, neônio, e xenônio. Esses sete gases formam a matriz atmosférica. Existe ainda na atmosfera outros gases de importância física, química, e biológica, se destacando o dióxido de carbono (CO2), o ozônio (O3), e o vapor d'água.

Questão 2 – A Capacidade de Campo (CC) e o Ponto de Murcha Permanente (PMP) são estados da umidade do solo extremamente importantes para a determinação das condições hídricas das plantas. Responda:

a) Como se chama a quantidade de água encontrada no solo, entre a CC e o PMP?

Capacidade de água disponível (CAD) é a quantidade de água armazenada entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente ou conteúdo de água da porção úmida do solo depois que o processo tenha sido drenado e a velocidade de infiltração diminui consideravelmente.

b) Se uma planta morre por falta de água, em que estado (ou situação) de umidade se encontra o solo?

A medida que o solo vai perdendo umidade, maior esforço a planta fara para aproveitar a água no solo, ate o momento em que a força de retenção da água no solo for maior que o de “sucção” da planta, determinando o ponto de murcha permanente e a planta morre por falta de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (289.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com