TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os governos, as organizações e a sociedade podem encontrar a solução da crise ambiental e sustentar o planeta Terra

Ensaio: Como os governos, as organizações e a sociedade podem encontrar a solução da crise ambiental e sustentar o planeta Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Ensaio  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: O autor fala em três dimensões: a ambiental, a econômica e a social, fala também em duas olvidadas a política e a cultural.

Na ambiental, ele fala que o modelo de produção e consumo deve ser compatível, com a base material, em que se assenta a economia , como subsistema do meio natural.

Na econômica: fala do aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com destaque para recursos permissivos,como as fontes fósseis de energia e os recursos delicados e mal distribuídos , como a água e os minerais.

Na social: Diz que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna, e que ninguém tenha ao ponto de prejudicar a outros.

Na política: Colocam como se os conflitos de interesse e as contradições não existissem mais e a cultural, fala que não poderão ocorrer mudanças, no padrão de consumo e no estilo de vida, se não ocorrer mudanças de valores e comportamentos.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

O autor fala em três dimensões: a ambiental, a econômica e a social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

1° resposta é a tecnologia, em que o autor diz que deposita na capacidade inventiva do homem, a superação anunciada dos limites dos recursos naturais.

2° resposta se encontra no movimento intelectual, social e político, conhecido como decrescimento.

A critica dessa corrente ao Desenvolvimento Sustentável é ferina, por considerá-la um puro contrassenso uma ideologia simplificadora do real, uma simples “tentativa sedutora de salvar o crescimento” (Latouche, 2007, p. 113)

3° resposta encontra-se na possibilidade de catástrofe. A idéia de que os problemas anunciados pela crise ambiental podem ser resolvidos por meio da inovação tecnologia, pode não estar certa.

Uma inversão brusca no clima pode ter efeitos catastróficos para a vida humana, com resultados manifestados nas próximas duas ou três gerações.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as idéias apresentadas no artigo).

A meu ver o governo poderia, criar medidas sócias educativas para conscientizar, o povo sobre a importância de cuidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com