TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estruturas das Sementes e Suas Respectivas Funções

Por:   •  13/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 4

Formação das sementes

Pela definição botânica, semente é o óvulo desenvolvido após a fecundação, que contém embrião, reservas nutritivas e tegumento. A Legislação Brasileira (Lei nº 10711, de 5 de agosto de 2003) apresenta um conceito mais amplo, definindo semente como o material de reprodução vegetal de qualquer gênero, espécie ou cultivar, proveniente de reprodução sexuada ou assexuada, que tenha finalidade específica de semeadura.

A formação de uma semente tem início com a abertura do botão floral, que corresponde à maturidade sexual da planta. A flor, além de outras estruturas, contém os órgãos sexuais da planta, o androceu e o gineceu. O óvulo é o precursor da semente.

O óvulo normalmente é constituído do funículo, integumentos, micrópila, nucela e saco embrionário. O funículo liga o óvulo à placenta. Quando está madura, a semente separa-se do funículo e, no ponto de abscisão, permanece uma cicatriz denominada hilo.

Os integumentos são camadas que se desenvolvem a partir da base da nucela, envolvendo-a quase que completamente, ficando apenas uma pequena abertura denominada micrópila. A micrópila é uma abertura localizada no ponto onde os integumentos se encontram.

A nucela é o corpo do óvulo e contém o saco embrionário. Serve de alimento para o embrião durante o seu desenvolvimento, podendo ser absorvida completa ou parcialmente.

O saco embrionário está implantado no tecido nucelar.

A polinização ocorre quando o grão de pólen entra em contato com o estigma. A seguir, o grão de pólen absorve a secreção exudada pelo estigma e germina, desenvolvendo um tubo polínico. O tubo polínico cresce através do estilete, até atingir o óvulo. Chegando ao óvulo, o tubo polínico penetra-o através da micrópila, liberando as duas células espermáticas no interior do saco embrionário. Ocorre então a singamia, ou fertilização dupla.

Por divisões sucessivas do zigoto, ocorre a formação do embrião, enquanto que por divisões do núcleo do endosperma primário, se forma o tecido de reserva denominado esperma, predominante nas sementes de monocotiledôneas.

Já o embrião das eudicotiledôneas é constituído por um eixo embrionário e dois cotilédones. Os cotilédones servem apenas como órgão de armazenamento de reservas alimentícias destinadas a fornecer energia, durante a germinação da semente.

Estruturas das sementes e suas respectivas funções

As sementes das monocotiledôneas e das eudicotiledôneas são formadas basicamente pelo tegumento e embrião, além de um terceiro componente, denominado endosperma, algumas vezes ausente. Do ponto de vista funcional, as sementes são compostas de uma cobertura protetora, um tecido meristemático e um tecido de reserva.

- Cobertura protetora: estrutura externa que delimita a semente. Pode ser composta apenas pelo tegumento e, algumas vezes, também pelo pericarpo. Em alguns casos o pericarpo se origina intimamente ligado ao tegumento, sendo possível identificar qualquer ponto delimitante, como no caso das sementes de várias gramíneas, e neste caso é denominado de cariopse. A cobertura externa tem função protetora, reguladora e delimitante, como manter as partes unidas, proteger as partes internas contra choques e abrasões, servir como barreira à entrada de microorganismos.

- Tecido meristemático: o eixo embrionário é a parte vital da semente, pois apresenta capacidade de se desenvolver, graças ao tecido meristemático presente em suas duas extremidades. Devido a isto, pode se desenvolver, através das divisões celulares, em dois sentidos, o das raízes e o do caule e originar uma plântula.

Nas eudicotiledôneas estão presentes também os cotilédones. Abaixo da inserção dos cotilédones está o hipocótilo, e na porção terminal inferior estará o primórdio da raiz ou radícula. Acima dos cotilédones estão o epicótilo e a plúmula.

- Tecido de reserva: pode ser constituído por endosperma, cotilédones e, em alguns casos, pelo perisperma. É graças às substâncias acumuladas nestes tecidos que o eixo embrionário, por ocasião da germinação, consegue energia para se desenvolver e originar uma plântula autotrófica. As sementes maduras desprovidas de endosperma são denominadas exalbuminosas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com