TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade A Origem do Eletromagnetismo

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANSCISCO

LUIZ VINICIUS MAXIMO MONTEIRO

FÍSICA III

A Origem do Eletromagnetismo    

           O eletromagnetismo teve origem no ano de 1820 a partir do físico Hans Christian Oersted que clássica experiência buscando compreender uma relação da eletricidade com o magnetismo, ao aproximar um fio com corrente elétrica a uma bússola, ele conseguiu perceber que corrente causava pequenos desvio na agulha magnética, tal resultado não foi o esperado pelo físico. Muitos diziam que a sua experiência foi algo por acaso, tais críticas o motivou a comprovar a sua descoberta. Foi então que naquele mesmo ano ele retoma as experiências, porém com aparelhos mais potente. Após algumas repetições da sua experiência ele verifica que a circulação de uma corrente provoca um desvio inversamente proporcional a distância do fio á agulha ou seja quanto mais próximo maior seria esse desvio, isso se deu devido a potência do aparelho galvânico utilizado na sua experiência. Depreende-se Assim que esse conflito elétrico não é circunscrito ao fio condutor, antes tendo á sua roda uma esfera de atividade bastante ampla, ele forma um turbilhão em torno do fio e é possível notar que reciprocamente, um polo magnético deve agir sobre uma corrente. Rapidamente difundidos, os resultados das experiências de Oersted chama a atenção do mundo cientifico que nele vê a possibilidade de uma ligação entre a eletricidade e o magnetismo e talvez uma para a compreensão d natureza com o eletromagnética destes fenômenos.

          O físico e matemático André-Marie Ampére desenvolveu o primeiro eletroímã, esse dispositivo foi fundamental para invenção e aperfeiçoamento de microfones, alto-falante, o telegrafo etc.

Referência bibliográfica:

dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/13748/1/ALEXANDRE%20DOS%20SANTOS%20PASCOAL%20-%20TCC%20FÍSICA%202013.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com