TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIODIVERSIDADE DE BESOUROS SCARABAEINAE (COLEOPTERA, SCARABAEIDAE) COLETADOS COM ARMADILHAS PITFALL EM PASTAGEM AMAZÔNICA EM ESTAÇÕES DIVERSAS

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO

CURSO DE AGRONOMIA

ALEXANDRE MACHADO, ELISÂNGELA DORNELES MACIEL

E GABRIELA KARINA

BIODIVERSIDADE DE BESOUROS SCARABAEINAE (COLEOPTERA, SCARABAEIDAE) COLETADOS COM ARMADILHAS PITFALL EM PASTAGEM AMAZÔNICA EM ESTAÇÕES DIVERSAS.

PORTO VELHO/RO

2018


ALEXANDRE MACHADO, ELISÂNGELA DORNELES MACIEL

E GABRIELA KARINA

BIODIVERSIDADE DE BESOUROS SCARABAEINAE (COLEOPTERA, SCARABAEIDAE) COLETADOS COM ARMADILHAS PITFALL EM PASTAGEM AMAZÔNICA EM ESTAÇÕES DIVERSAS.

Projeto elaborado como requisito à obtenção de nota parcial da disciplina de metodologia científica do curso de  Agronomia.

Orientador: Prof. Me. Anderson Puker

PORTO VELHO/RO

2018


RESUMO

Os besouros Scarabaeinae (Coleoptera, Scarabaeidae) são restritos a determinados tipos de habitat. Exercem uma função benéfica nas pastagens, ajudam a incorporar materiais orgânicos e nos solos, atuam no controle biológico natural de parasitos bovinos e atuam na reciclagem de nutrientes entre outros benefícios. Por isso, são amplamente utilizados como bioindicadores das alterações ambientais. Os locais utilizados para pastagens podem causar modificações na comunidade de insetos detritívoros e os excrementos dos animais de pastagens podem ser usados como fonte de alimento dos escaravelhos. É importante o conhecimento do comportamento e do ciclo de vida desses insetos para sua preservação e aumento da população. Diante da necessidade de expandir o conhecimento, pretendemos com este projeto inventariar a biodiversidade de escarabeíneos em pastagem Amazônica e apurar qual a melhor estação para captura e estudos com o uso de armadilhas pitfall e diferentes iscas como: Fezes humanas, bovinas e carcaça para a coleta desses besouros.  

Palavras-chave: Floresta tropical, diversidade de besouros, renovação do solo,


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. OBJETIVOS        6

2.1. OBJETIVO GERAL        6

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

3. METODOLOGIA        7

3.1. MÉTODOS PARA AMOSTRAGEM DE BESOUROS COPRÓFAGOS        7

4. MATERIAL E MÉTODOS        8

4.1. ÁREAS DE ESTUDO        8

4.2. PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM DOS BESOUROS        8

4.3. ANÁLISES DOS DADOS        8

5. RESULTADOS ESPERADOS        9

REFERÊNCIAS        24


1. INTRODUÇÃO

Os besouros escarabeíneos ou popularmente conhecidos como rola-bostas, são insetos pertencentes à subfamília Scarabaeinae (Coleoptera, Scarabaeidae) (HALFFTER; MATTHEWS, 1966). São representados por 12 tribos, distribuídas em 257 gêneros e aproximadamente 7.000 espécies descritas mundialmente (PHILIPS, 2011). Na América do Sul existem registros de mais de 1.250 espécies de Scarabaeinae, sendo que, para o Brasil, são estimadas mais de 800 espécies (VAZ-DE-MELLO, 2000; VAZ-DE-MELLO et al., 2011).

   Estes insetos são sensíveis à modificação do habitat. A substituição da floresta Amazônica por pastagem altera o habitat das espécies nativas pode levar a redução das espécies e modificação das comunidades locais. Nas florestas a maior parte das espécies é considerada generalista, enquanto que nas pastagens apresentam um maior número de espécies coprófagas.

A modificação nas paisagens altera a composição de espécies rola-bostas. Isto faz áreas vizinhas com diferentes estruturas vegetativas apresentem espécies diferentes de besouros rola-bostas (Almeida e Louzada, 2009; Silva et al. 2010). Isto ocorre principalmente entre florestas e pastagens. As pastagens são ambientes hostis para muitas espécies de animais que não estão adaptadas com as condições adversas do ambiente aberto.


2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Inventariar a biodiversidade de besouros Scarabaeinae com diferentes tipos de iscas em ambientes de pastagem Amazônica com o uso de armadilhas pitfall.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

(a) Descrever e analisar a diversidade de besouros Scarabaeinae amostrados com armadilhas pitfall em pastagem Amazônica;

(b) Avaliar a melhor isca para captura das espécies de Scarabaeinae;

(c) Avaliar quais espécies de Scarabaeinae está associado aos tipos de iscas;

(d) Analisar a predominância de indivíduos com interesses comuns  funcionais em diferentes iscas.


3. METODOLOGIA

3.1. MÉTODOS PARA AMOSTRAGEM DE BESOUROS COPRÓFAGOS

O método de coleta influencia na avaliação da comunidade e deve revelar as espécies representativas e a abundância relativa de cada uma delas (CAMPOS et al., 2000). Os escarabeíneos são um grupo de insetos que permite uma metodologia de coleta padronizada e de baixo custo (NICHOLS et al., 2007; GARDNER et al., 2008; CORREA et al., 2016). Métodos passivos de coleta têm sido utilizados no levantamento da biodiversidade de escarabeíneos, e o uso de armadilhas com atrativos físicos ou biológicos, sendo importantes ferramentas para uma perfeita amostragem da fauna desses insetos (MILHOMEN et al., 2003; COSTA et al., 2009). A principal armadilha utilizada é a do tipo pitfall iscadas geralmente com fezes humanas (GARDNER et al., 2008; CORREA et al., 2016, 2018). A armadilha de interceptação do tipo pitfall precisa de atrativos, para a captura dos indivíduos aleatoriamente. A utilização desse método dentro de um mesmo ambiente pode maximizar eventuais artefatos de amostragem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (308.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com