TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biocombustíveis

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Biocombustíveis

A população mundial vem crescendo exponencialmente, e com isso suas necessidades, podemos citar por exemplo a necessidade que o homem atual tem de fazer uso de veículos no seu dia-a-dia, também vemos isso na agricultura, já que o uso de tratores, entre outros é necessário. Atualmente possuir um veículo, seja para trabalhar, seja para lazer é de fundamental importância. Para funcionar os veículos precisam de energia, sendo esta fornecida através dos combustíveis que tem o petróleo como  matéria prima, assim a energia fornecida pelos combustíveis faz com os veículos possam se locomover.

Adversidades

O petróleo é uma fonte energética de origem fóssil, portanto é considerado como não renovável. Pesquisadores mostram através de estudos que ele deve acabar em algumas décadas, isso causaria um grande impacto na sociedade, como as pessoas irão fazer para se locomover, uma vez que seus veículos não podem funcionar sem combustível? Como a agricultura irá continuará sendo feita sem o uso de máquinas no campo? Esse é um tema que deixa todos em alerta, portanto medidas alternativas devem ser tomadas.

Solução

  Uma das alternativas ao uso do petróleo são os biocombustíveis, que são originados a partir de plantas como: cana-de-açúcar, mamona, soja, como não são de origem fóssil são considerados renováveis. Atualmente alguns biocombustíveis já são utilizados como por exemplo o etanol que é produzido através de biomassa, outra alternativa é o biodiesel que é produzido a partir de óleos vegetais ou animais, além desses poderiam ser citadas inúmeras fontes alternativas para o uso de combustíveis não renováveis, portanto poderíamos pensar em investir um pouco mais , não só financeiramente mas através de pesquisas, uma vez que os biocombustíveis são hoje a alternativa mais próxima pra substituir o petróleo, além de não causarem tanto impacto no meio ambiente quanto o mesmo.

Curiosidades

Os maiores produtores mundiais de etanol são:

  • Brasil – cana de açúcar

  • Estados Unidos – milho

  • Índia – cana e melaço
  • Colômbia – cana e óleo de palma
  • Alemanha – produz a metade do biodiesel em todo o mundo e possui 1500 postos que subnutrem biodiesel
  • França – é a maior produtora de biodiesel do mundo

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com