TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostagem e uso como fertilizante do lodo de efluente de indústria de carne avícola

Por:   •  4/1/2017  •  Artigo  •  5.264 Palavras (22 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 22

Compostagem e uso como fertilizante do lodo de efluente de indústria de carne avícola

RESUMO

O lodo gerado em estação de tratamento de efluente (ETE) do processamento de carnes requer destinação adequada. Este trabalho objetivou avaliar a compostagem como alternativa para a neutralização e aproveitamento do lodo de ETE de uma indústria de carne avícola. A compostagem foi conduzida em compartimentos de 1,0 m³ mantidas sob telhado. Durante o tempo da compostagem o material foi revolvido e os parâmetros temperatura (T), umidade e pH das leiras foram determinados periodicamente. Os teores de N, P, K, Ca, Mg, Cu, Zn, B e Mn, e alguns atributos biológicos foram determinados no composto gerado. Todas as cinco combinações avaliadas possibilitaram a neutralização do lodo pela compostagem. Na fase de maior atividade do processo, as leiras apresentaram umidade entre 40 e 65% e T na faixa de 60 a 75 °C. Entretanto, a T e o pH variaram entre os tratamentos em função do teor de umidade das leiras. O composto apresentou potencial fertilizante, com teores totais médios de N, P, K, Ca e, Mg de 6,6, 1,11, 1,42, 1,1 e 6,6 g kg-1 (base seca), respectivamente. Os teores de metais pesados e contaminantes no composto orgânico em geral se situaram dentro dos limites permitidos pela legislação.

Palavras Chave: Composto. Resíduo orgânico. Poluição. Fertilizante orgânico.

Composting of wastewater sludge from poultry meat industry and its potential for use as fertilizer.

ABSTRACT

The sludge from wastewater treatment plant (WWTP) of meat processing requires proper disposal. This study aimed to test the composting process as an alternative to the neutralization and use of the sludge from WWTP of a poultry meat industry. Composting was carried out in 1.0 m³ composters kept under roof. During the composting time the material was turned over and the temperature (T), humidity and pH of the windrows were measured periodically. The content of N, P, K, Ca, Mg, Cu, Zn, B and Mn, and some biological properties of the compost were determined. All the five combinations allowed the sludge neutralization by composting. During the most active phase of the process, the windrows had moisture between 40 and 65% and T between 60-75 °C. However, the T and pH vary depending on the windrow moisture. The compound has potential fertilizer, with average of total N, P, K, Ca, and Mg of 6.6, 1.11, 1.42, 1.1 and 6.6 g kg-1 (dry) respectively. The content of heavy metals and contaminants in the organic compound generally were within the limits allowed by law.

Keywords: Composting. Organic residue. Poultry. Organic fertilizer.

INTRODUÇÃO

A carne de frango atualmente é o segundo tipo de carne mais consumida a nível mundial. No Brasil o setor avícola nacional teve uma acelerada expansão da produção, e consequentemente houve também um aumento na geração de efluentes provenientes do processamento das carnes de aves. Esses efluentes são denominados de água residuária e lodo de ETE, e se caracterizam por possuir alto teor de matéria orgânica biodegradável, suspensa e coloidal tais como gorduras e proteínas. Também apresentam alto risco da presença de microrganismos patogênicos, representando um material de alto poder poluente.

A implantação de normativas que visam o desenvolvimento limpo e sustentável das indústrias prevê tratamentos que reduzam a agressão ambiental acarretada por estes efluentes quando lançados no ambiente sem o prévio tratamento. Frente a esta situação, a produção de composto orgânico e o seu uso agronômico racional representam alternativa promissora para a solução do problema. Porém isso demanda a ampliação dos conhecimentos sobre os resíduos e suas respectivas formas de tratamento (Prezotto, 1992). Neste caso, a compostagem é uma técnica que se mostra viável, de baixo custo e sanitariamente eficiente para o tratamento de resíduos e reciclagem dos nutrientes contidos.

Na compostagem ocorre o desenvolvimento de atividade microbiana termofílica que geralmente atingem temperatura em torno de 55°C, podendo chegar a 65°C. O processo reflete o desenvolvimento de população microbiana diversificada, com alta taxa de decomposição da matéria orgânica e possibilitando a eliminação de microorganismos patogênicos e a quebra de vitalidade de sementes de ervas invasoras, ovos de parasitas e larvas de insetos (KIEHL, 2004). Os microrganismos aeróbios usam a matéria orgânica como substrato, gerando como subproduto o composto constituído de materiais mineralizados e substância húmicas as quais podem ser manejadas, armazenadas e, ou aplicadas ao solo sem afetar adversamente o ambiente.

Para que o processo de compostagem se desenvolva de maneira satisfatória, é necessário que alguns parâmetros fisico-químicos sejam controlados permitindo que os microrganismos encontrem condições favoráveis para se desenvolverem e transformarem a matéria orgânica (FERNANDES et al., 1996). Em caso de perda excessiva da umidade, a água pode ser adicionada sobre o material em compostagem e em caso de excesso, materiais absorventes como palhas, camas e serragens devem ser incorporados em níveis suficientes para a adequação do teor de umidade. Quando o teor de umidade supera 75%, o processo de compostagem geralmente não atinge temperaturas adequadas (KIEHL, 2004; BOMBILIO, 2005).

Esse trabalho foi realizado como o objetivo de avaliar a produção de composto orgânico como alternativa para o tratamento e reciclagem do lodo de ETE de agroindústria avícola. Para isso, avaliou-se o desempenho do processo de compostagem e a composição do composto orgânico quanto os valores de coliformes totais e termotolerantes, e aos teores de nutrientes e metais pesados.

As unidades experimentais caracterizaram-se por pilhas de misturas de lodo de ETE, serragem e aditivos acondicionadas em composteiras pilotos, dispostas em local coberto. As composteiras foram, confeccionadas com painéis isolantes pré-fabricados. As dimensões utilizadas para cada composteira foram de 0,904m de largura, 1,0m de altura e 1,20m de comprimento, com volume total de aproximadamente 1,0 m3 de mistura inicial depositada dentro de cada composteira.

MATERIAIS E MÉTODOS

O trabalho compreendeu a avaliação, em escala piloto, da compostagem para produção de compostos orgânico a partir da mistura de lodo residual de ETE, serragem e aditivos em diferentes concentrações.  O experimento foi implantado e executado em área da indústria alimentícia Vossko do Brasil, em Lages, SC, durante o período de novembro de 2014 a janeiro de 2015.  

Avaliou-se o desempenho de cinco diferentes tratamentos constituídos de combinações (misturas) do lodo residual de ETE, serragem, cama de aves e cinzas, conforme detalhado na Tabela 1, em um ciclo de compostagem. Os tratamentos foram aplicados em três repetições, perfazendo um total de 15 unidades experimentais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (306.3 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com