TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso das águas nas refinarias, efluentes gerados no processo, efeitos sobre o meio ambiente, tratamento dos efluentes

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]UNIVERSIDADE TIRADENTES

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO

Efluentes Hídricos: Uso das águas nas refinarias, efluentes gerados no processo, efeitos sobre o meio ambiente, tratamento dos efluentes

ALESSANDRO

ANDRÉ

LUCAS SAMPAIO

NATHÁLIA

RAONI

ARACAJU/2014

O USO DA ÁGUA PELAS REFINARIAS

As águas utilizadas nas refinarias tem suma importância, nos requisitos no meio ambiente e para elas, assim dizemos que as refinarias são grandes consumidoras de água, gerando grandes quantidades de despejos líquidos, alguns até de difícil tratamento.

        Os efluentes hídricos gerados variam em quantidade e em qualidade, visando: o tipo de petróleo processado; das unidades de processamento que compõem a refinaria em questão; e da forma de operação dessas unidades.

        As refinarias geram uma quantidade de efluentes líquidos que é relativamente proporcional às quantidades de óleo refinado. No caso do Brasil, as onze refinarias do sistema Petrobras geram entorno de 0,40 e 1,60m3 efluentes/m3 óleo refinado na planta. Este fator é menor para as refinarias de maior capacidade de refino, assim como para aquelas mais recentes construídas.

EFLUENTES GERADOS NO PROCESSO

Praticamente todas as operações de refino, desde a destilação primária até os tratamentos finais, requerem grandes volumes de água de processo e de resfriamento. A principal função das águas utilizadas nas refinarias é de resfriamento, e o uso de circuitos de resfriamento fechados, que promove a recirculação dessas águas, pode reduzir a quantidade de água captada em mais de 90%, assim como também acarretará a redução da quantidade de efluentes produzidos. Entretanto, a extensão da recirculação e do reuso da água nas refinarias depende fortemente da disponibilidade de suprimentos de boa qualidade.

Em seguida, o segundo principal usa de água nas refinarias é a alimentação das caldeiras. O vapor gerado pelas caldeiras é utilizado nos processos de retificação com vapor (stripping) e destilação. Como o vapor entra em contato direto com as frações do petróleo, o condensado resultante de tais operações pode ser contaminado.

Os efluentes de processo são usualmente definidos como qualquer água ou vapor condensado que tenha entrado em contato com o óleo, estando este último sob a forma líquida ou gasosa, e que pode, portanto conter óleo ou outros contaminantes químicos incluindo as soluções ácidas, águas de lavagem de petróleo cru e dos derivados, água proveniente da etapa de dessalinização.

O American Petroleum Institute (API) lista as seguintes fontes de acidez nos efluentes de refinarias: destilação do petróleo cru e dos produtos intermediários, tratamentos ácidos, craqueamento catalítico e limpeza de equipamentos que contribuem para a formação de ácido sulfídrico ou outros compostos ácidos.

EFEITO SOBRE O MEIO AMBIENTE

        Os efeitos sobre o meio ambiente pode ser um tanto desastrosos, podendo ser de caráter: sanitário, ecológico, social ou econômico, são esses: prejuízos ao abastecimento humano, tomando-se veiculo de doenças, trazendo prejuízos também na área da indústria, irrigação, pesca, recreação, escassez de água de boa qualidade, elevação do custo do tratamento da água, refletindo-se no preço a ser pago pela população; prejuízos aos peixes e a outros organismos aquáticos, desequilíbrios ecológicos; proliferação excessiva de vegetação aquática e de algas, com suas consequências negativas; degradação da paisagem. Entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com