TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI’S EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO GAÚCHO

ESCOLA TÉCNICA JOSÉ GOMES

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI’S EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS

JSB

TST - 03

Orientador: Vanuza Savedra

São Luiz Gonzaga, Março de 2016.

  1. TEMA:

Como se sabe atualmente o Brasil é o principal produtor e exportador mundial de produtos de origem animal, resultado do trabalho da indústria frigorífica e o complexo de carnes do país. Deste modo o tema proposto possui suma importância neste âmbito, devido ao fato de que se trata da higiene e redução dos acidentes de trabalho nestes locais, visando à melhoria das condições de trabalho e também melhoria na qualidade do produto final, garantindo não só a satisfação do consumidor como também acarretar o crescimento e um maior reconhecimento do setor.

  1. JUSTIFICATIVA DO TEMA:

Em um primeiro momento o presente projeto tem por finalidade abordar de forma breve à importância do uso de equipamentos de proteção individual – EPI’s nas empresas do ramo frigorífico, devido ao fato de que se trata de uma empresa do ramo alimentício. Visa contribuir na melhoria da gestão da empresa e na qualidade do produto além de melhorias nas condições de trabalho para os funcionários.

O tema foi escolhido com o intuito de buscar um maior conhecimento em tal área, frente à crescente demanda por alimentos e condições de trabalho de melhor qualidade, e também quais são os desafios decorrentes da implantação das normas regulamentadoras dentro destas empresas, além de ter como principal tarefa introduzir tais informações e como deve ser feita a implantação de tais normas, para dentro das empresas deste ramo de uma forma mais simplificada.

A importância do uso de EPI’s dentro de empresas do ramo frigorífico se dá na busca por qualidade do produto e também no enquadro destas empresas nas normas municipais, estaduais e também federais, que são hoje em dia a base para a liberação da comercialização do produto.  

Deste modo, apresenta-se a importância da abordagem de tal tema, pois o mesmo proporcionará um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto e a possibilidade de se fazer uma aliança entre a teoria e a prática, efetivada pela pesquisa bibliográfica que será realizada, proporcionando não só o aprendizado como também a possível contribuição para a melhoria do setor.

  1. OBJETIVOS QUE NORTEARÃO O TRABALHO:

- Introduzir de forma simplificada, informações sobre as normas regulamentadoras destinadas às empresas do setor frigorífico;

- Reconhecer e apresentar a importância do uso de EPI’s nestas empresas, visando melhores condições de trabalho;

- Identificar quais são os principais desafios da implantação das normas regulamentadoras dentro destas empresas;

- Apresentar como devem ser implantadas para estarem em conformidade com as leis.

  1. AÇÕES:

Sabendo-se que a pesquisa bibliográfica tem por intuito a construção do conhecimento, abrangendo a leitura, análise e interpretação de referências que já foram publicadas, fornecendo assim ao pesquisador uma bagagem teórica e mais conhecimento sobre o assunto.

Serão realizadas pesquisas em busca de bibliografias que indiquem a importância do uso de EPI’s e das normas regulamentadoras dentro das empresas do ramo frigorífico, visitas a algumas empresas visando a obtenção de informações sobre o assunto e de como é feita a gestão de segurança das mesmas. Deste modo serão utilizados livros, revistas, periódicos e referências virtuais para a busca das informações necessárias para o melhor desempenho do trabalho.


  1. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

Ações

Mês

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

Março

Escolha do Tema

x

Aula Teórica

x

Elaboração do TCC

x

x

x

        x

       x

    x

      x

   x

Orientação

x

        x

Confecção dos Slides

        x

       x

Apresentação

           

   x

Entrega

           

   x

  1. REFERENCIAL TEÓRICO:

Para sobreviver num mundo cada vez mais competitivo as empresas precisam implementar constantes mudanças nos diversos setores existentes. Uma das mudanças mais importantes é a que esta relacionada às melhorias nas condições de trabalho e também às questão ambientais da empresa, assuntos estes que estão em alta atualmente (HENZEL, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (243.7 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com