TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMASCULÇAO DA SOJA

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS

CURSO DE AGRONOMIA

PABLO HENRIQUE DA SILVA – RA: 6447286841

PRISCILA PINTO MOREIRA – RA: 6661435395

RAFAEL GREGÓRIO MALMSTROM MARANHO – RA: 6277283810

RAFAEL INÁCIO DE MEDEIROS – RA: 6248215089

RAQUEL COSTA GONÇALVES – RA: 1299524822

RENATO FREIRE BRAMBILA – RA: 6657389650

EMASCULAÇÃO DA SOJA

RONDONÓPOLIS

ABRIL – 2015

Introdução

Emasculação

            Deve ser feita assim que a flor estiver com as sépalas abertas, mas com as pétalas ainda fechadas (as pétalas estão fechadas, junto com as anteras, e devem ser retiradas durante a emasculação).  A emasculação em si consiste em retirar o cone de anteras da flor ainda fechada (isso garante que a flor ainda não foi autofecundada), dando um “beliscão” nas anteras (que estão fundidas) com uma pinça bem fina. Retiram-se também duas ou três sépalas do cálice da flor emasculada. Como o cálice persiste até o amadurecimento dos frutos, ele serve para marcar que aquela flor foi polinizada manualmente e não por autofecundação. É importante que o estigma e o estilete da flor não sejam atingidos pela pinça para não comprometer a polinização. Do mesmo modo, deve se ter cuidado para não danificar o pequeno ovário para não gerar frutos mal formados.

 Material

6 Vasos

Solo (Retirado da Fazenda)

Sementes de Soja

1 Pinça (Para Emasculação)

Método

O experimento foi realizado no dia 06/04/2015 na fazenda escola da Faculdade Anhanguera Educacional polo de Rondonópolis. Primeiramente houve o preparo da terra, peneirando-a para que fosse feita a descompactação de pedaços maiores de solo, pois tem influencia direta no seu desenvolvimento como a redução e infiltração de água, e aumento da resistência à penetração de raízes, feito isso peneire novamente para que o solo forme uma leve camada de terra fina. Na sequencia o solo foi introduzido em vasos perfurados de 5 Litros (kg mistura). Pois as plantas de soja necessitam de espaço, no qual suas raízes podem penetrar livremente em busca de água e de elementos necessários ao desenvolvimento da planta. Em seguida efetuou–se a semeadura distribuindo de 3 a 5 sementes em cada vaso com aproximadamente 2 a 3 cm de profundidade. O solo já estava adubado, sendo  este material orgânico que aumenta a disponibilidade de nutrientes, principalmente nitrogênio, e fornece alimento e energia para os microrganismos. Após a semeadura foi feito uma irrigação abundante a cada dois dias. A soja foi plantada 30 dias antes para que chegasse ao florescimento, e assim estando disponível para a prática de emasculação desenvolvida apenas para conhecimento didático e não para a coleta de resultados.

Emasculação da Soja

A técnica de emasculação da soja foi demonstrada pelo Prof. Wilson Kanashiro na Fazenda Escola, onde foi utilizada uma pinça de aço reta, com pontas finas. Para iniciar o processo, foi feita a abertura do botão floral, abriu-se a pétala maior da flor e as outras partes florais, até que a exposição dos órgãos reprodutores masculinos e femininos fosse observada pelos alunos, em seguida, foram retiradas todas as anteras, sempre cuidando para não comprometer a estrutura do botão floral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com