TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Climáticos Mais Importantes Que Afetam Diretamente A Produção

Por:   •  2/9/2015  •  Abstract  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

Agrostologia

Aula 1 – 20/08

Slide 1:

 Introdução a Agrostologia.

Aula 2 – 27/08

Slide 2:

 Fatores Climáticos Mais Importantes Que Afetam Diretamente A Produção:

Clima:

- As condições climáticas é um dos fatores de maior relevância na agricultura. A variedade dos produtos agrícolas ocorre graças aos diversos tipos climáticos brasileiros: equatorial, tropical, tropical de altitude, sub tropical e semi árido.

- É importante saber o tipo de clima para melhor plantação.

- No brasil o domínio é do tropical, e os principais produtos tropicais produzidos são: cacau, café, cana de açúcar e algodão.

- Precipitação pulviométrica ou chuva: processo pelo qual a água condensa na atmosfera e atinge gravitacionalmente a superfície terrestre.

- Importância da Chuva na Agricultura:

Efeitos Benéficos: fonte de agua para os solos e reservatórios e solubilidade de adubos químicos.

Efeitos Prejudiciais: erosão, encharcamento das lavouras, deterioração das sementes na época de colheita, desenvolvimento de invasoras e lavagem dos defensivos pulverizados sobre as culturas ou sobre o solo.

- Medida de Precipitação: a medida de precipitação é de grande utilidade na propriedade agrícola, pois a chuva constitui-se na principal fonte de água às culturas. A medida é bastante simples sendo feito com o uso do pluviômetro (além dele utiliza-se o pluviófrago, que registra a quantidade de chuva com o tempo, num grafico denominado pluviograma)

- Chuva Fraca: até 2,5mm/h. Constitui-se de gotas isoladas, facilmente identificáveis, nesse grupo tem-se a garoa (precipitação uniforma de gotículas de diâmetro inferior a 0,5mm e muito numerosas).

- Chuva Moderada: de 2,5 a 7,5mm/h. As gotas isoladas são dificilmente observáveis. Formação relativamente rápida de poças d'água.

- Chuva Forte: intensidade superior a 7,5mm/h. A chuva parece cair em lenções, não sendo possível identificar gotas isoladas. Observa-se formação rápida de poças d'água e a visibilidade é prejudicada.

*A chuva é um dos principais elementos meteorológicos determinantes da produção agrícola, juntamente com a radiação solar e temperatura do ar.

Temperatura:

- Definição: é o estado de frio ou calor em que se encontra a atmosfera.

- Fatores que interferem na agricultura: nuvens (a presença de nuvens impedem a dispersão do calor para o espaço e assim aumentam a temperatura do ar), origem e direção do vento e altitude (distancia em relação ao nível do mar).

- Efeitos de alta temperatura na agricultura: ressecamento do solo, volatilização dos nitrogênios dos adubos e evaporação principalmente dos adubos com ureia acelerada pelo calor, volatilização das herbicidas já aplicados no solo, evaporação da água de irrigação, paralisação do crescimento e inibição da tuberização (dos tubérculos).

- Efeitos de baixa temperatura: inibem a fecundação das flores provocando queda na produtividade e paralisação das atividades vitais da planta.

Temperatura do Solo:

- Definição: é o estado de frio ou calor que se encontra a camada do solo explorada pelas raízes das plantas cultivadas.

- Cor do solo: solos mais escuros absorvem mais radiação solar e se aquecem mais do que os claros.

- Textura do solo: solos arenosos possuem facilidade de aquecimento e resfriamento, o que não acontece com os solos argilosos. Durante a noite, solos arenosos resfriam-se mais do que os argilosos.

- Cobertura do solo: reduz a variação térmica do solo.

- Profundidade do solo: na camada superficial ocorrem maiores oscilações térmicas

- Importância da temperatura do solo: quanto menor a temperatura do solo mais demorada é a germinação da cultura.

- Retenção de água do solo: quanto maior a temperatura do solo maior serão as perdas de umidade pelo mesmo.

- Crescimento do sistema radicular: a temperatura do solo influencia no crescimento das raízes e absorção de nutrientes.

Umidade:

- Definição: é a quantidade de vapor d'água presente na atmosfera provenientes da evaporação da água dos oceanos, mares, rios, lagos e solos.

- Umidade Absoluta (UA): é a massa de vapor d'água contida em 1 metro cúbico de ar.

- Umidade Máxima (UM) ou Ponto de Saturação: é a quantidade máxima de vapor d'água que o ar pode conter.

- Umidade Relativa do Ar (UR): é a quantidade de vapor que o ar contem em determinado momento em relação a que ele poderia conter.

- Condensação da umidade do ar: a umidade do ar pode se condensar na forma de orvalho (sereno) ou na forma de nevoeiro (cerração).

- Importância da umidade do ar na agricultura:

Influi na incidência e disseminação de doenças na plantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com