TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microrganismos

Por:   •  12/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 6

Um dos principais problemas que surgiu em todo mundo é a crescente contaminação da água, isso tem contribuído para a escassez da água de boa qualidade. A atual situação de grave escassez de água potável é algo preocupante, pois dela depende a sobrevivência de toda cadeia da vida, contudo a ação humana tem sido a principal causa do desequilíbrio ecológico. O crescente desenvolvimento industrial dos últimos anos gerou grande preocupação com a preservação ambiental devido ao aumento gradual da produção e liberação de diversos tipos de resíduos no meio ambiente. Dentre os resíduos poluidores podem-se destacar os hidrocarbonetos derivados de petróleo. O uso e a disposição final inadequada dos mesmos resultam na contaminação de diversos ecossistemas tais como o solo, os sedimentos e águas superficiais e subterrâneas, apresentando implicações globais.                                                              

Os compostos mais densos do petróleo, como os metais pesados, decantam e os tóxicos entram na cadeia alimentar, acumulando-se nos peixes, moluscos e caranguejos e assim     atinge a cadeia alimentar do ecossistema, prejudicando assim os biomas.                                      

A remoção de poluentes no meio ambiente tem sido um grande desafio, no entanto para remediar essas áreas contaminadas têm-se utilizado os surfactantes sintéticos, por serem substancias anfipáticas que tendem a se localizar preferencialmente na interface entre fases fluidas, tais como interfases óleo-água ou gás-água, formando um filme molecular que reduz a tensão interfacial, sendo responsável pelas propriedades singulares das moléculas surfactantes. Os surfactantes podem ser utilizados em vários segmentos industriais.

Atualmente com a biotecnologia passou-se a utilizar microrganismos no tratamento de águas contaminadas por petróleo, tendo em vista que esses microrganismos conseguem produzir esses surfactantes, os quais passaram a ser chamados biosurfactantes.

Alguns microrganismos apresentam características para viverem em ambientes extremos, n dentre esses microrganismos temos as bactérias termofílicas que é uma espécie Bacilus que tem uma participação importante no processo de biorremediação  de resíduos industriais, esses microrganismos possuem mecanismo altamente especializados de adaptação e proliferação sob altas temperaturas. Outro microrganismo que vivem em ambientes extremos são os Extemófilos que são insuportáveis á maioria dos seres vivos, por apresentar esta característica esses microrganismos tem despertado grande interesse biotecnológico, pois suas enzimas são versáteis e importantes na indústria. Os microrganismos Geobabacilius apresentam habilidade de degradar os hidrocarbonetos devido a presença de enzimas, fazendo com que o microrganismo se apodere do composto.

Em contraste com outros grupos de organismos vivos, os microrganismos apresentam grande capacidade adaptativa colonizando ambientes extremos, isto é, tornou-se de grande valia para a biotecnologia.                                                                                                                                            Com o intuito de analisar  influencia da temperatura da fonte de carbono e de pH para a produção de biossurfactantes  e de biomassa foi realizado um estudo com amostra de Geobacillus stearothermophilis UCP 986, no qual os microrganismos foram isolados por um período de 24 horas.

Foi observado crescimento de colônias em Âgar Nutriente em diferentes níveis de temperaturas (40°, 50°, 55° C). O indicie de emulsificação apresentou componentes linear e satisfatório, no pH apresentou um leve decréscimo, portanto não foram observada alterações  morfológicas nas culturas isoladas.

Conclui-se que a temperatura é um fator de grande influência sobre o crescimento bacteriano, sobre o crescimento bacteriano quando associado á velocidade  das reações metabólicas dos microrganismos.

A biotecnologia enzimática experimentou um grande avanço quando as enzimas microbianas passaram a ser utilizadas, principalmente por causa da grande variedade de reações que as enzimas são capazes de catalisar. Apesar de não ser um investimento de custo elevado à indústria em contribuído com avanços nos estudos desses microrganismos que vivem em ambientes extremos.


Qualidade físico-química e microbiológica de água mineral e padrões da legislação

Atualmente em todo o mundo há uma grande preocupação com a qualidade da água, mesmo porque a qualidade da água vem declinando drasticamente, tratamento sanitário, isto tem feito a população mundial optar pelo consumo de agua mineral, além do mais a agua mineral tem conceito de pureza.                     O consumo de agua mineral mundial tem crescido, o Brasil tem se destacado ficando assim em sexto lugar  no mundo na produção  de agua mineral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com