TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DURATEX/ AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

ICA - Instituto de Ciências Agrárias

Engenharia Florestal

Alynne Regina Alves Maciel

 Antônia Geiciane de Oliveira

Raylane Helen Fernandes

Taiane Silva Sousa

DURATEX/ AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

Belém - PA

2017

A Duratex S.A. é uma sociedade anônima de capital aberto com sede em São Paulo - SP, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A., que possui relevante atuação no mercado de varejo e distribuição de insumos para construção civil e marcenaria, atuando ainda na construção e locação de empreendimentos imobiliários.. A empresa foi criada em 1951, se destacou por ser uma das primeiras a produzir chapas de fibra de madeira que até então o Brasil importava da Suécia. E hoje vem sendo reconhecida por se enquadrar aos moldes sustentáveis e compartilhar valores com a sociedade.

A empresa conta com 22 unidades industriais e florestais localizadas em oito estados brasileiros, além da sede administrativa, que fica na capital paulista. E, ainda com três fábricas na Colômbia e escritórios comerciais nos Estados Unidos e na Europa, o que permite que nossos produtos cheguem a mais de 50 países, além do Brasil.

A Duratex e suas controladas têm como atividades principais a produção de painéis de madeira (Divisão Madeira) e louças, metais sanitários e chuveiros (Divisão Deca). A Divisão Madeira opera com cinco unidades industriais no País e quatro na Colômbia, responsáveis pela produção de chapas de fibra, MDP (painéis de média densidade particulados), painéis de MDF, HDF e SDF (painéis de média, alta e super densidade de fibra), pisos laminados Durafloor e componentes semiacabados para móveis. Com isso, se destacam pela beleza, qualidade, funcionalidade e respeito ao meio ambiente. A origem de nossa matéria-prima tem certificação FSC® de Manejo Florestal e nossas unidades fabris possuem o certificado de cadeia de custódia FSC®, o que garante que nossos produtos são fabricados com madeira proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável e de outras fontes controladas.

A Divisão Deca opera com onze unidades industriais no País, responsáveis pela produção de louças, metais sanitários e chuveiros, com as marcas Deca, Hydra, Belize, Elizabeth e Corona. Isso tudo com inovação, sofisticação e eficiência no consumo de água pautam a fabricação de todos os produtos. Atualmente, nossa marca oferece 389 soluções economizadoras – entre torneiras, misturadores, chuveiros, sistemas de descarga, bacias e mictórios  –, que chegam a promover uma economia de até 70% no consumo de água.

A Duratex entende sua responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento com isso criou pilares de estratégia para o desenvolvimento sustentável, onde começa com as pessoas, as que fazem parte da empresa (colaborados como são chamados), os clientes e as comunidades que rodeiam as áreas naturais da empresa e para esse público é se pensado promover desenvolvimento onde se busca dar boas condições de trabalho aos colaboradores, engajamento aos clientes e consumidores e um relacionamento de desenvolvimento com as comunidades locais. Próximo pilar a se abordar é de processos, onde se procura um equilíbrio socioambiental em toda a cadeia de valor, isso através de eco eficiência, mudança do clima, manejo sustentável  das florestas e cadeia de fornecimento responsável. Outro pilar são os produtos e serviços, onde a empresa tem que ser referência na oferta de soluções competitivas e sustentáveis que aliam design, tecnologia, qualidade e inovação utilizando insumos e soluções sustentáveis. E por último ter novos modelos de negócio para que gerem valor ao público frente aos desafios sociais, ambientais e econômicos.

A Duratex busca a sustentabilidade dos seus negócios, atuando na gestão responsável dos aspectos ambientais inerentes à natureza com uma Política Ambiental, que prioriza  o uso de forma racional e sustentável os recursos naturais, matérias-primas e insumos, com o proposito de proteger a biodiversidade, as nascentes e os cursos de água, bem como conservar o solo cultivado e a prevenção da poluição e os riscos ambientais em suas operações, com soluções técnicas e inovadoras, mitigando os seus impactos, o que vem reafirma o compromisso como empresa ambientalmente responsável.

Diante essa preocupação, a companhia possui 275 mil hectares de florestas, sendo 23% desse total destinados à conservação ambiental, fazendo parte espécies ameaçadas de extinção e bioindicadoras estão entre as que habitam as unidades da empresa, reforçando sua qualidade ambiental. Vale ressaltar que, atualmente, quase 80% dos rejeitos gerados pela companhia são reciclados, reutilizados ou reaproveitados. Em 2016, em torno de 33 mil toneladas de materiais foram recuperados nas fábricas de louças e 100% dos resíduos de latão e bronze são recuperados. O total de resíduos descartados em 2016 foi 28,5% menor do que no ano anterior, evitando a destinação  de 144 mil toneladas aos aterros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com