TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HISTÓRICO DA UTILIZAÇÃO DE MAQUINÁRIO AGRICOLA

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 12

O HISTÓRICO DA UTILIZAÇÃO DE MAQUINÁRIO AGRICOLA

Até o século dezoito, os instrumentos agrícolas ainda eram rudimentares. A revolução industrial e a pujante população demandando cada vez mais alimentos colocou a Europa (e principalmente a Inglaterra) em geral em situação bastante delicada, precisava aumentar a produtividade agrícola para suprir a necessidade de subsistência. Em meados do século dezenove, a população urbana européia aumentou em cerca de 200 milhões de pessoas, em um grande processo de urbanização que culminou em processo de migração rural para cidade (êxodo rural), diminuindo o contingente de pessoas que trabalhavam no campo (DERRY & WILLIANS, 1977 apud FONSECA, 1990).

Foi a partir das semeadeiras que o processo de mecanização tomou grande impulso, já que este tipo de plantio, para grãos economizava 54,5 litros de sementes e elevava a produtividade da colheita em 10,5 hectolitros1 por hectare, demonstrado por Thomas Coke (FONSECA, 1990). As colheitadeiras, inventadas na Grã-Bretanha e Estados Unidos da América em meados de 1780, foram efetivamente usadas meio século depois. Uma nova versão de colheitadeiras surgiu em 1833, quando o americano Obed Hussey, criou uma máquina mais prática que a colheitadeira do escocês Bell, projetada para ser puxada por animais de tração. O modelo consagrou-se com o aperfeiçoamento de Cyrus McCormick (FONSECA, 1990 e HUGHES, 1972). Entre 1850 e 1870, a Inglaterra e a Europa como um todo deixam de ser o principal centro técnico da agricultura. Nesse período os países que não faziam parte do antigo centro, que até então eram supridores de produtos agrícolas dispensáveis para subsistência, passam a ser grandes supridores de produtos essenciais à subsistência, como trigo, produtos lácteos, carne e produtos tropicais (salvaguardando o açúcar). Com os Estados Unidos tornando-se o centro mundial do progresso tecnológico na agricultura e fabricação dos equipamentos agrícolas. No período entre 1780 e 1900 a área cultivada nos naquele país é de 160 milhões de hectares, mais de 10 vezes a superfície cultivável da Inglaterra e do País de Gales (HUGHES, 1972 e FONSECA, 1990).

Este processo de crescimento reduziu a necessidade de envolvimento de mão de obra na produção agrícola. Desde esta época, a evolução técnica do setor foi constante e gerou crescente oferta de equipamentos que utilizam tecnologias cada vez mais avançadas, contribuindo para o aumento da produtividade no campo. Por outro lado, a indústria se concentrou e passou a investir altas quantias em inovação tecnológica. Estes são elementos importantes que foram estudados para possibilitar a análise das tendências históricas do setor. (VIAN et al, 2013)

Para Rasmussen, 1983 apud Fonseca (1990), é a guerra civil norte americana que fornece todo o ímpeto para uma grande mudança agrícola e para conversão de tração humana e tração animal para força mecânica. Os estados unidos foram os pioneiros no uso de tratores, grandes trilhadoras e “combines”, as colhedeiras, que executavam em um dia o processo de colher 12 hectares de trigo e realizar todas as operações necessárias, até o ensacamento do grão, todas ela movidas a vapor. Em, Dakota, estado norte americano, por volta de 1880, fazia-se aração em grande escala, com dezenas de arados trabalhando simultaneamente e paralelamente. Esses arados eram montados sobre pequenos carros sobre duas rodas onde um homem direcionava quatro cavalos, que geravam a tração, para o cultivo de imensas áreas com produtos destinados ao mercado.

Após o “Homestead Act” 4, em 1862, a ocupação de novas terras nas pradarias e depois o oeste e, também, a construção das grandes estradas de ferro, possibilitaram a criação de uma agricultura moderna e mecanizada nos Estados Unidos. As máquinas a vapor eram utilizadas em várias atividades agrícolas, sendo exemplo de sua utilização: Oliver Dalrymple, fazendeiro de trigo no Minessota, assim como outros fazendeiros do Red River Valley, em Dakota do Norte , em 1880, iniciaram seu cultivo de trigo usando tratores a vapor (RASMUSSEN, 1983). Vale observar que a mecanização não ficou limitada às grandes fazendas monocultoras, mas expandiu-se para os outros agricultores. Essa tendência à mecanização firmou-se, no começo do século de 1900 as vendas anuais de máquinas agrícola, nos Estados Unidos, incluindo as exportações, alcançou 101 milhões de dólares, frente a 7 milhões de dólares ao ano, alcançados há 50 anos atrás (FONSECA, 1990).

INOVAÇÕES EM TRATORES- ALGUMAS MARCAS QUE MARCAM O TEMPO

O primeiro trator a gasolina foi construído em 1892 na manufatura de Froelich (engenhoca com um motor), nos Estados Unidos, ver Figura 1. O desenvolvimento de Froelich foi adquirido por Jonh Deere, servindo como base para seus tratores no início do século. Somente em 1895 foi apresenta um projeto de automóvel movido à gasolina, projetado por Selden (WRIGHT, 1990). A primeira fábrica de trator, Hart-Parr Company, surgiu em Iowa, estado norte americano, em 1905, por meio de grande esforço de um grupo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin, logo depois esta empresa foi incorporada pela Oliver (FONSECA, 1990).

[pic 1]

[pic 2]

FIGURA1- Trator Froelich movido à gasolina.

Locomotivas a vapor estavam sendo primitivamente construída no início dos anos 1700 na Europa e América, em seguida, mas não foi até meados dos anos 1800 que a tecnologia a vapor foi aplicada a "Locomobiles" ou motores de tração (trator para breve!). Estas substituições precoces de cavalos de tração eram invenções incríveis, mas também provou ser lento e pesado. John Froelich era fascinado por vapor-dirigido máquinas e implementos agrícolas. E não só isso: ele também trabalhou com eles e entendeu suas fraquezas. Em 1890 Froelich comprou um motor a gasolina de combustão interna a partir dos trabalhos de Van Duzen Motor em Cincinnati, Ohio, para executar o seu elevador de grãos. Enquanto trabalha com o motor em seu elevador começou a mexer com a idéia de usar o motor a gasolina para abastecer um motor de tração. Em 1892 Froelich montou um único cilindro do motor Van Duzen sobre um chassi de Robinson com um sistema de tração de seu próprio projeto e, assim, criou o primeiro trator movido a combustão interna, que se mudou frente e para trás, e também poderia alimentar uma máquina debulhadora. Ajudante Froelich e assistente, William Mann, ajudou a transportar a máquina de trem para sua operação de Dakota do Sul e começou a usá-lo para o seu poder JI máquina debulhadora de caso através de 72.000 sacas de grãos em 52 dias. Certo grupo de investidores, apoiando Froelich, formaram a gasolina Waterloo Empresa motor de tração em 1893, mas, infelizmente, eles só construiu quatro de tratores de Froelich - dois dos quais foram devolvidos por clientes insatisfeitos. Em 1895 a empresa tornou-se a Waterloo Empresa motor a gasolina e foi trabalhar a construção de pequenos motores a gás estacionárias para usos como o bombeamento de água e alimentação elevadores de grãos. Depois de 1900, eventualmente, começou a produzir o "Waterloo Boy" Waterloo gás tratores de motor, um design muito parecido com o John Froelich trouxe para a empresa mais de uma década antes. Em 1918, Boy Waterloo tinha produzido três modelos de trator, incluindo os modelos de LA, R, N e com mais de 8.000 tratores vendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (465.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com