TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

                                             Universidade Paulista – UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar V

Gestão do Agronegócio

Livia Aparecida C. L. dos Santos

                                          Conhecendo a Fazenda Conforto

Votuporanga – SP

                                                            2022


 

Livia Aparecida C. L. dos Santos

Conhecendo a Fazenda Conforto

[pic 1]

        

Votuporanga – SP

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................4

RESUMO...................................................................................5

CADEIAS PRODUTIVAS 1.......................................................6

MATEMÁTICA FINANCEIRA....................................................11

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM.....................................12

CONCLUSÃO............................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................15

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar V, designado do Curso Técnico de Gestão do Agronegócio, vem com propósito de trazer as informações abordadas durante um estudo sobre a Fazenda Conforto, que atua na área da agropecuária e plantação intensiva. Neste estudo podemos afirmar que a Fazenda Conforto é a maior em extensão de área de confinamento e criação de gado de corte, sendo assim a maior em exportação de carne. Uma verdadeira “Fábrica de fazer carne”.

Neste estudo estarei apresentando também, sua grande área de plantações, estrutura de armazenagem e meios de distribuição.

RESUMO

A Fazenda Conforto é conhecida pela sua extensa propriedade de terras e produção de gado de corte. A Fazenda está localizada no Município de Nova Crixás no Estado de Góias, tendo sua extensão de terras com mais de 12.000 hectares, sendo 4.430 de área modulada, 1.083 de área irrigada, além de manter uma área de preservação ambiental com cerca de 2.408 hectares. O confinamento da fazenda tem capacidade para cerca de 30.300 animais.

Os animais são todos suplementados desde a desmama,quando chega e vai para as pastagens. Os mesmo tem tratamento no cocho em toda temporada.

A Fazenda procura melhorar cada vez mais nas inovações tecnológicas, para que possa melhor atender as demandas do mercado. Dentre todas as inovações que a fazenda acompanha, está entre elas: a ultrassonografia de carcaça, o floculador de grãos, curral anti-stress, entre outros...

 

CADEIAS PRODUTIVAS I

A Fazenda Conforto contém dois sistemas de pastejo para a produção permanente dos alimentos.

Sequeiro: É o manejo rotativo de pastejo. Nesta circunstância os animais recebem água dos bebedouros artificiais e a suplementação mineral protéica no cocho. Trocando de piquete de tempo em tempo. Esse é o local onde os animais de desmama de (8 meses) ficam até o tempo de irem para o confinamento com a idade média de (24 meses). Essa área ocupa 4.121,00 hectares da fazenda. Essa maneira de pastejo rotacionado, ajuda principalmente na preservação de degradação do solo, por ter por menos tempo o pisoteio do gado.

Imagem meramente ilustrativa.

[pic 2]

Área irrigada: Essa área de 1.483 hectares, está dividida entre pastejo e plantação de capim para a produção de ensilagem. Contando com 5 pivôs de irrigação para área de pastejo e 3 pivôs para a área de produção de ensilagem. Sendo assim mantendo o capim verde o ano inteiro, para ter melhor aproveitamento e produção de alimentos.

Imagem ilustrativa.

[pic 3]

A área de plantação é usada para produzir a soja e o milho consorciado com o capim.

Depois da colheita do milho o capim tem duas vertentes: é usado para fazer a ensilagem, juntamente com o bagaço da cana para servir de complemento no cocho para os animais do confinamento, ou mesmo para o pastoreio dos demais animais da fazenda.

Ensilagem; A ensilagem na fazenda é feita com o capim Mombaça, que foi plantado consorciado com o milho. A fazenda tem seu pátio especifico para a produção desses volumosos depois de colhido.

O capim colhido tem cerca de 35 toneladas de matéria original,por volta de 6,7 toneladas de matéria seca. Já La no pátio é acrescentado cerca de 30% do bagaço da cana, para o melhoramento da matéria seca do capim.

O volumoso da Mombaça chega no pátio de produção com aproximadamente 20% de umidade, elevado para 23% a 25% de umidade depois de se juntar aos outros componentes que irá fortalecer esse volumoso.

A compactação dessa ensilagem é feita com muito cuidado, para que seja servida no cocho sem nenhuma contaminação. Na fazenda essa compactação e armazenamento de ensilagem é feita no silo de superfície, como mostrado abaixo.

Imagem da compactação do silo de superfície da Fazenda Conforto.

[pic 4]

A fábrica de ração da fazenda ainda conta com dois silos de armazenamento de grãos com capacidade de 30 mil toneladas, uma moega para o recebimento de grãos, um depósito para armazenamento do melaço de soja.

[pic 5]

Confinamento: O confinamento da fazenda tem ampliação para confinar cerca de 30.300 animais. Considerado o maior de todo o Brasil.

O confinamento conta com uma estrutura de cobertura em toda área de cocho, devido ao tratamento intensivo dos animais no cocho em todas as épocas do ano (na seca e nas águas).

Imagem do confinamento da fazenda tirada para o Globo Rural,2018.

[pic 6]

Além de todo suporte oferecido dentro do confinamento, a fazenda também conta com um sistema inovador, o floculador de grãos; que aumenta a biodisponibilidade energética dos grãos. Tendo o resultado maior do que ao sistema que usa os grãos moídos na ração. Lembrando que a Fazenda Conforto foi a primeira a trazer o sistema de floculação pra dentro do confinamento de bois de corte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com