TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio

Por:   •  20/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio

CRISTIAN ISSAMU NISHIMOTO

RA:2045534

PIM: VIII

Empresa: Fazenda Santa Lucia

ITURAMA-MG

2022


Sumário

RESUMO        3

ABSTRACT        3

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        4

3.        CADEIAS PRODUTIVAS II        6

3.1.        Planejamento agrícola        6

3.2.        Compra de Insumos        7

3.2.1.        Sementes        7

3.2.2.        Defensivos        7

3.2.3.        Fertilizantes        8

3.3.        Preparo, Semeadura e Manejo        8

3.4.        Café        9

3.5.        Soja e Milho        11

4.        AGRICULTURA SUSTENTAVEL        12

5.        CONCLUSÃO        14

6.        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15


RESUMO

Tendo como objetivo apresentar uma análise detalhada da utilização das práticas obtidas através de estudos das matérias, Planejamento Estratégico, AGRICULTURA Sustentável e Cadeias Produtivas II. A Fazenda Santa Lucia, escolhida, pois vem se destacando no agronegócio nacional, está sediada em Canitar, São Paulo. Onde atua no setor agrícola de culturas como café, soja e milho. A disponibilidade das informações possibilitou análise de práticas realizadas nas cadeias produtivas, podendo ser compreendido os planejamentos estratégicos que ela adota para uma agricultura responsável de qualidade sem prejudicar o meio ambiente.

Palavra-Chave: Agronegócio, Cadeias Produtivas, Sustentabilidade.

ABSTRACT

Aiming to present a detailed analysis of the use of practices obtained through studies of the materials, Strategic Planning, Sustainable AGRICULTURE and Production Chains II. Fazenda Santa Lucia, chosen because it has stood out in the national agribusiness, is headquartered in Canitar, São Paulo. Where it operates in the agricultural sector of crops such as coffee, soybeans and corn. The availability of information made it possible to analyze practices carried out in the production chains, and the strategic plans that it adopts for responsible quality agriculture without harming the environment can be understood.

Keywords: Agribusiness, Production Chains, Sustainability.


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma análise de uma Fazenda de grande porte no cenário do agronegócio brasileiro, a Fazenda santa Lucia está localizada na cidade de Canitar São Paulo, e vem se destacando a cada ano que se passo por suas ações e adesões a tecnologias que otimiza a produção. Serão apresentados resultados obtidos e os aspectos voltados á população agrícola, compreendendo a estratégia e os serviços prestados, etapas de produção e sua estrutura em relação as suas cadeias produtivas.

É abordado as ações tomadas com a relação à agricultura sustentável, onde é apresentado como ela realiza as atividades de conscientização para a preservação do meio ambiente e o uso dos recursos naturais com conscientização para que as gerações futuras possam desfrutar desses recursos.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Na Fazenda Santa Lucia o planejamento estratégico é umas das, se não a mais importante atitude a se tomar, pois a partir delas que a direção da fazenda toda suas decisões e quais direções seguir.

A direção tem um papel importante na fazenda, tendo o papel de planejamento de estratégias a serem adotadas pela empresa, incluindo a missão, valores do negócio, organização de toda a estrutura para a execução dos procedimentos, direção para a concretização das metas pré-estabelecidas, visando alcançar os resultados, além do controle de todo processo, que hoje conseguiu levar a fazenda ao caminho do sucesso.

A cada ano de plantio a um planejamento estratégico a ser adotado para realização da produção agrícola, além do acompanhamento do mercado, que junto ao departamento de planejamento agrícola que junto a seus colaboradores capacitados estudam as melhores estratégias de comercio.

A cada safra é feito um estudo e análise de qual cultura será mais rentável para o período naquele ano e época.

A Fazenda possui uma área de plantio equivalente a 8.600 hectares irrigados, distribuídas em três culturas: café, soja e milho. A Soja e milho são culturas anuais, o café por ser perene é destinado uma área de 2.500 hectares.

Após avaliação do mercado e ser decidido quantidade de área plantada e época correta de plantio e adubação, o próximo passo é no planejamento de uso de insumos. A Fazenda estuda todos os processos, e os insumos que precisam ser utilizados, fica mais fácil evitar o desperdício. Esse cuidado é essencial e gera uma economia significativa no final dos processos.

Outra estratégia que a Fazenda Santa Lucia aderi é a otimização do tempo e da força de trabalho, outro benefício pois assim, é possível utilizar o tempo de maneira mais eficaz, uma vez que se sabe exatamente quanto tempo cada processo leva, é possível criar ações para torná-los mais rápidos e eficientes.

A preparação para eventuais períodos de crises é uma das principais estratégias adotadas pela Fazenda, para que seja previsto eventos que que são comuns dentro desse setor, pois mesmo sabendo que correm o risco de ter a safra prejudicada por condições climáticas adversas, não se planejam para esse tipo de problema.

Fazendo o planejamento, é capaz de identificar quais são os resultados que devem ser alcançados, bem como planejar ações para a concretização desses resultados. Então o foco em metas especificas é um tipo de estratégia vantajosa pois ajuda a Fazenda Santa Lucia focar em metas de produção específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com