TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ÁCAROS FITÓFAGOS

Por:   •  8/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVEL

CURSO DE AGRONOMIA

MATHEUS CLAYTON MUNHOS

ÁCAROS FITÓFAGOS

CASCAVEL

2022

MATHEUS CLAYTON MUNHOS

ÁCAROS FITÓFAGOS

Trabalho de Pesquisa apresentado ao curso de Agronomia, do Centro Universitário Univel, como requisito parcial à nota de avaliação da disciplina de Acarologia e Nematologia

Professor (a): Dr(a). Sheila Spongoski.

CASCAVEL

2022

Sumário

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

Àcaro-rajado 5

Àcaro da Leprose dos Citrus 7

Àcaro-Vermelho 10

Àcaro-Branco 11

CONCLUSÂO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

1 INTRODUÇÃO

Os ácaros perfuram as células da epiderme inferior das folhas, alimentando-se do conteúdo intracelular que possuem nas plantas ocasionando a morte celular dentro delas, em altas densidades os ácaros podem reduzir a proporção de fotossíntese da planta ocasionando estrago celular, fechamento estômatos. (FADINI et al., 2004). Vamos diante o trabalho fazer a abordagem de 5 espécies de ácaros como.

O ácaro-rajado ataca mais de 1.200 espécies de plantas em todo o mundo (BOLLAND et al., 1998; GRBIC et al., 2011), sendo um dos três principais ácaros-praga no Brasil. As condições climáticas favorecem o desenvolvimento dessa praga durante todo o ano e as injúrias causadas na videira são caracterizadas por manchas cloróticas nas folhas, que posteriormente podem se tornar avermelhadas e necróticas. Finalmente, as folhas secam e caem prematuramente (HAJI et al., 2001). Esse ácaro apresenta resistência a um grande número de acaricidas/inseticidas (WHALON et al., 2008).

O ácaro da leprose dos citros (Brevipalpus phoenicis) é considerado uma praga-chave para a citricultura brasileira por atacar frequentemente as laranjeiras doces durante todo o ano e causar grandes prejuízos quando não controlado adequadamente. Além de gerar danos diretos às plantas infestadas, O ácaro não nasce contaminado, mas com o tempo ele adquire o vírus da leprose ao se alimentar de alguns tecidos contaminados. Uma vez que foi infectado, é capaz de transmitir o vírus por toda a sua vida em.

O ácaro-vermelho é uma das principais pragas entre as plantas cultivadas no mundo, chegando a atingir dezenas de culturas, como café, milho, tomate. Ele é um acaro pequeno, na sua fase adulta mede em torno de 0,3 mm e pode ser percebido aos olhos nu, eles se organizam em colônias, onde se em ovos, fase jovem e adulta. A superfície inferior das folhas é o local onde eles se localizam. A identificação deles é por conta das teias que há em torno da planta a qual atacam. Ela tem a função de proteção do acaro aonde pode ser atacado por predadores.

O ácaro branco é uma praga que tem um grande número de hospedeiros eles são polífaga e cosmopolita, possui tamanho reduzido (machos e fêmeas medem aproximadamente 0,17 e 0,14 mm de comprimento, respectivamente), dificilmente visualizado a olho nu. Seus ovos têm cor branca ou pérola.

DESENVOLVIMENTO

ACARO-RAJADO

A classificação taxonômica do ácaro rajado é.

Super ordem Actinedida

Ordem Acariformes

Família Tetranychidae Donnadieu, 1875

Gênero Tetranychus

Espécie Tetranychus

As culturas em que é considerada praga é bastante diversificadas ele tem uma ampla gama de hospedeiro podendo ataca mais de 1100 espécies de planta de 140 famílias distinta, as principais culturas atacadas no Brasil é a soja, milho, algodão, tomate, maça, uva, citros.

É atacado em pequenas distâncias sendo pelo o contato entre plantas infestadas e por distâncias maiores sendo pelo o trânsito de pessoas e objetos e pelo vento. Tanto as formas jovens as quanto as adultas raspam as folhas na face inferior causando o rompimento das células epidermes e acaba causando uma destruição na clorofila. Na face inferior das folhas atacadas os sintomas vistos são lesões descoradas, podendo-se notar um leve emaranhado de fios em forma de teia, produzidos pelos ácaros. Na face superior das folhas atacadas aparecem manchas avermelhadas, correspondentes em forma e local às lesões ocasionadas na face inferior. Em ataques elevados, as manchas chegam a ocupar quase toda a extensão foliar.

Figura 1. Folhas sadias à esquerda e folhas com intenso ataque de ácaros à direita. Foto: Leandro Marques - elevagro.com.

Figura 2. Infestação de ácaros na folha com presença de teia. Foto: Koppert.com

Os danos causados pelo o acaro rajado no algodoeiro apresentam folhas com manchas cloróticas ou meio avermelhadas, preferencialmente localizadas entre as nervuras principais, que com o tempo vão se tornando necróticas. Com o aumento da intensidade de infestação ocorre senescência prematura e o desfolhamento.

O ácaro pode afetar drasticamente o crescimento da planta, reduzindo significativamente a eficiência da fotossíntese, dando resultando na redução do rendimento da cultura, a qualidade da fibra e conteúdo de óleo composto nas sementes.

Durante o processo de alimentação o ácaro introduz seus estiletes nos tecidos das plantas, onde injeta toxinas e reguladores de crescimento, sugando o conteúdo celular aonde acontece o rompimento das celular,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com