TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem hemiptera como praga agricola

Por:   •  30/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.441 Palavras (18 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 18

Índice

I. INTRODUÇÃO        2

II. ORDEM HEMIPTERA        3

2.1 SUBORDEM AUCHENORRHYNCHA        3

2.1.1 SUPERFAMÍLIA CICADOIDEA        3

2.1.1.1 Anatomia        4

2.1.1.2 Ciclo de Vida        4

2.1.1.3 Reprodução        4

2.1.1.4 Danos e sintomas agricolas        5

2.1.2 SUPERFAMÍLIA CERCOPOIDEA        6

2.1.2.1 Ciclo de Vida        6

2.1.2.2 Reprodução        7

2.1.2.3 Danos e sintomas  agricolas        7

2.2 SUBORDEM STERNORRHYNCHA        8

2.2 1 SUPERFAMÍLIA APHIDOIDEA        8

2.2.1.1 Reprodução        9

2.2.1.2 Ciclo de vida        10

2.2.1.3 Danos e sintomas agricolas        10

2.2.2 SUPERFAMÍLIA COCCOIDEA        12

2.2.2.1 Reprodução        13

2.2.2.2 Ciclo de Vida        13

2.2.2.3 Danos e sintomas agricolas        14

III. CONCLUSÃO        16

IV. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

  1. INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho o grupo ira abordar sobre Hemíptera, Homóptera onde neste dois encontramos as cigarrinhas, pulgão, cochonilhas e cigarras.

Os insectos são grupo de animais mais diversificado existente na terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que milhões destas espécies já foram catalogadas.

Com tudo dizer as Cigarras são insectos com aparelho bucal sugador da ordem Hemíptera. A cigarra tem o ciclo de vida mais longo que qualquer insecto, medindo de 2 a 17 anos. Um ovo em forma de arroz é posto em gravetos macios e hastes da planta.

  1. ORDEM HEMIPTERA

1) Reino: Animalia                2) Filo: Arthopoda                        3) Subfilo: Uniramia

4) Classe: Insecta                5) Subclasse: Neoptera                6) Subordem: Homóptera

7) Ordem: Hemíptera

 (hemi = metade; ptera = asas). Os hemípteros apresentam aparelho bucal do tipo sugador labial tetraqueta. Apresentam dois pares de asas, cercos ausentes. A ordem Hemiptera está dividida em três subordens:

  1. Subordem Sternorrhyncha: Antenas longas ou curtas; ápteros ou alados (asas membranosas ou tégminas); ninfas e/ou adultos podem permanecer aderidos às plantas hospedeiras. Reúne as cochonilhas, os pulgões e as moscas-brancas.
  2. Subordem Auchenorrhyncha: Antenas setáceas curtas; asas membranosas ou tégminas; ninfas e adultos de vida livre. Agrega as cigarras e cigarrinhas.
  3. Subordem Heteroptera: Asas anteriores do tipo hemiélitro. Corresponde aos percevejos, baratas-d'água, barbeiros, etc. Portanto, apresenta importância agrícola e médica.

2.1 SUBORDEM AUCHENORRHYNCHA

Nessa subordem estão as cigarras e as cigarrinhas. A subordem está dividida em três superfamílias - Cicadoidea, Cercopoidea e Membracoidea.

2.1.1 SUPERFAMÍLIA CICADOIDEA

Família Cicadidae: é a família da cigarra, que se caracteriza por apresentar 3 ocelos no vértice, em triângulo, com aparelho bucal sugador As asas são membranosas, transparentes ou coloridas; órgão sonoro situado no abdome, mais desenvolvido nos machos e cantam para atrair as fêmeas.. As cigarras sugam os ramos novos das plantas, onde as fêmeas efetuam a postura endofiticamente. Dos ovos nascem as ninfas, que se aprofundam no solo para sugar as raízes. As formas jovens caracterizam-se pelo 1º par de pernas do tipo fossorial. O desenvolvimento é bastante longo, podendo durar vários anos.

Figura 1: Cigarra                                                                                                                              Fonte: www.wikipedia.com[pic 1]

  1. Anatomia

Como todos os insectos as cigarras, tem três partes grandes do corpo (a cabeça, tórax e abdómen), dois grandes olhos redondos, asas claras, seis pernas articuladas. Elas respiram sobre espirales pequenos buracos no abdómen. A antena é curta e eriçadas. Cigarras adultas medem em lado a lado de 1 a 2 cm de comprimento.

  1. Ciclo de Vida

A cigarra tem o ciclo de vida mais longo que qualquer insecto, medindo de 2 a 17 anos. A cigarra é um inseto de metamorfose incompleta (Hemimetabolismo). Ovo→Ninfa→Inseto adulto. Um ovo em forma de arroz é posto em gravetos macios e hastes da planta. O ovo racha em uma ninfa (o estádio larval) e cai no chão. A ninfa faz um buraco no solo e rasteja a uma raiz de árvores (usando suas pernas em forma de garras).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (559.6 Kb)   docx (907.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com