TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS ENRIQUECIDOS COM FOSFARO E ENXOFRE

Por:   •  14/11/2020  •  Abstract  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

7º Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano[pic 1]

7º Congressos de Pesquisa e Pós-Graduação no Campus Rio Verde

8º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano

IF Goiano - Campus Rio Verde

22 a 26 de outubro de 2018

PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS ENRIQUECIDOS COM FOSFARO E ENXOFRE

RESUMO

A cada ano, o mercado de produção de fertilizantes organominerais cresce em torno de 16% (POLIDORO, 2013). A viabilização da produção de fertilizantes organominerais enriquecidos tem se mostrado uma interessante saída para problemas de fertilidade do solo, objetivou-se portanto, analisar o potencial de diferentes fontes de matéria orgânica em sua produção. Foram utilizadas para agranulação fontes de  matéria orgânica (MO), como: torta de filtro, vinhaça e fuligem de caldeiras de usinas sucroalcooleiras, cama de aviário e dejeto suíno. Os fertilizantes foram enrriquecidos com misturas de super fostato triplo (SPT) e enxofre elementar (S), nas respectivas proporções de 36% e 10%, amostras comparativas sem a adição de S foram granuladas nas proporções de 40% de SPT e 60% de MO. Foram utilizadas como umidificantes no processo de granulação água e vinhaça. como resultado foram obtidas 9 amostras de fertilizantes com o diâmetro de 3,00 à 4,00 cm.

Palavras-chave: Granulação, matéria orgânica.

 

INTRODUÇÃO

A essencialidade do enxofre (S) para as plantas é indiscutível, pela presença essencial de aminoácidos sulfurados: cistina e metionina nas proteínas vegetais (Thomas et al., 1950). O mesmo é aplicado ao fóforo (P), nutriente que atua diretamente e indiretamente em inúmeros processos bioquímicos na planta, em especial em todo o seu ciclo fotossintético. Sendo assim, é necessário um melhor entendimento da dinâmica desses nutrientes no solo como em sua fração disponível para a absorção das plantas, estando esses geralmente retidos na solução do solo, o que faz de sua disponibilidade volúvel, podendo variar ao sofrer processos de lixiviação ou adsorção nos grupos funcionais dos colóides inorgânicos do solo. A mitigação dos problemas de deficit de nutrientes no solo é um fator indispensável da produção agrícola  para o aumento de sua produtividade, promovendo o destaque do país no mercado mundial da produção de comódites rurais.

Sabendo-se que a deficiência de S em diversas culturas agrícolas no Brasil é uma realidade, é extremamente interessante buscarmos formas alternativas para a adubação e disponibilização desse nutriente em forma de fertilizantes simples, tais quais são utilizados ureia, nitrato de amônio, superfosfato triplo, MAP e DAP na distribuição de outros nutrientes.

Uma das formas alternativas que vem sendo estudada para essa disponibilização é a inserção do enxofre elementar no processo de granulação de fertilizantes organominerais, que promove mudanças no solo por conter uma fonte orgânica que funciona como alimento para os microrganismos do solo, que atuam na disponibilização de nutrientes para as culturas, mudando o pH ao redor do grânulo de fertilizante e facilitando também a disponibilização de P2O4.

Objetivou-se analisar o potencial de diferentes fontes de matéria orgânica na produção de fertilizantes organominerais enriquecidos com SPT e S.

MATERIAL E MÉTODOS

As coletas foram realizadas no dia 04/08/17 em granjas e usinas sucroalcooleiras de Rio verde e região.

As fontes de matéria orgânica utilizadas foram: Torta de filtro, vinhaça, fuligem das caldeiras de usinas sucroalcooleiras, cama de aviário, dejeto suíno, granulador em prato.

Estas foram secas em estufa à 55 ºC pelo período médio de 26 horas. Essa matéria seca foi separada em grânulos com o auxílio de uma peneira de malha de 0,05 mm, assim como o SPT e o S, para facilitar o processo de granulação. A matéria orgânica foi adicionada às amostras para granulação nas proporções de 60% de matéria orgânica e 40% de SPT na ausência de enxofre, e de 10% de S, 54% de matéria orgânica e 36% de SPT em sua presença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (511.1 Kb)   docx (430.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com