TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  6/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.206 Palavras (17 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

ANDREA TANCREDO- RA:2366458

 Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V- Agronegócio

                                                SÃO PAULO

2024

SUMÁRIO

  1. Introdução……………………………………………………………….3
  2. Mercado de Capitais…………………………………………………...4
  3. Dinâmica das Relações Interpessoais………………………………6
  4. Fundamentos da Introdução ao Agronegócio……………………11
  5. Considerações Finais…………………………………………………18    Referências……………………………………………………………..19
  1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os conhecimentos teóricos e práticos obtidos nas matérias de mercado de capitais, a dinâmica das relações interpessoais e os fundamentos da introdução ao agronegócio para analisar uma empresa que exerça essas atividades propostas.

A empresa analisada é a Bunge & Co, uma empresa fundada por um comerciante alemão, Johann Peter G. Bunge em 1.818, em Amsterdam. Presente no Brasil desde 1.905 é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do país, e uma das maiores exportadoras. Seus campos de atuação vão desde a compra e processamento de grãos, como soja, trigo e milho, até a produção de alimentos, como óleos, margarinas, farinhas, molhos, entre outros. Também atua no serviço portuário, bioenergia, usinas, centro de distribuição e silos.

A Bunge está presente em 19 estados do país além do Distrito Federal, investindo em pesquisas científicas, atuando na formação de profissionais, e no pioneirismo tecnológico. Através dessas informações levantadas, dá-se a análise sobre os temas ofertados nas disciplinas.

2. Mercado de Capitais

        No livro texto podemos entender o mercado de capitais como um sistema financeiro que permite captar recursos, tanto para obter lucros ou financiar projetos, para empresas através de títulos, como ações e debêntures. E através da compra desses títulos os investidores têm o objetivo de obter lucros a partir da valorização desses ativos.

        O SFN-Sistema Financeiro Nacional desempenha um importante papel na estabilidade econômica no empenho de facilitar o crédito e promover o desenvolvimento do país. O mesmo é composto por instituições e órgãos responsáveis pela intermediação financeira, e tem como principais entidades o Banco Central(BC), bancos comerciais, bancos de investimentos, cooperativas de crédito, entre outros. O órgão supremo do Sistema Monetário Nacional(SMN) é o Conselho Monetário Nacional(CMN), responsável pela política da moeda e do crédito, é responsável por definir as diretrizes do SFN.

        Uma empresa que resolve negociar na bolsa de valores tem seu capital aberto, e assim permite que investidores públicos comprem ou vendam suas ações. E após uma Oferta Pública Inicial(IPO), ela emite ações para o público em geral.

        Essa empresa de capital aberto terá: ações negociadas em bolsa, divulgação pública de informações, governança corporativa, acesso a capital e flutuação no valor de mercado. E seus desafios serão a necessidade de lidar com a volatilidade do mercado, cumprir com as regulamentações mais rigorosas e atender expectativas de acionistas.

Existem também as companhias fechadas, onde as ações não são negociadas na bolsa de valores. Geralmente essas empresas têm acionistas, que podem ser fundadores, investidores privados, ou membros de família. As ações dessa empresa não estão disponíveis para o público e são detidas pelos acionistas. Essas não tem por obrigação fazer divulgação pública, não precisando apresentar informações financeiras a possíveis investidores. Em comparação ao capital aberto as tomadas podem ser mais ágeis, por causa do modelo de governança. Para levantar capital, ela vai depender de financiamento privado, empréstimos bancários ou reinvestimento dos lucros. Por ser capital fechado existirão possíveis limitações de financiamentos e liquidez.

Segundo artigo, vemos que o agronegócio é um dos propulsores da economia nacional, e mesmo pouco visto na bolsa de valores nos últimos tempos, essa realidade pode mudar nas próximas décadas, pois o setor é um dos mais competitivos atualmente.(Suno, 2023)

A Bunge é uma empresa de capital aberto, com ações na bolsa de Nova York. A empresa não possui títulos na Bovespa(B3).

 Nas acepções de Carvalho(AgFeed, 20203), a empresa em 2.022 fechou com 77,5 bilhões de toneladas de grãos comercializados, e teve uma queda de 7,7% comparado a 2.021. Já no primeiro trimestre deste ano, a queda nas vendas de grãos continuou, de 8,4% para 18,3 milhões de toneladas. A empresa lucrou R$4,15 por ação de janeiro a março, quando em 2.022 foi R$4,48 por ação. A empresa declara que isso se deve a queda no preço da soja.

De acordo com site da exame.com publicado por Roberta Paduan em 10 de outubro de 2.010. A Bunge desembolsou 797,5 milhões para retirar 16,52% de seu capital que circulava no mercado, as últimas fatias que não lhe pertenciam.

[pic 1]

        Na figura acima temos o fechamento na bolsa de valores de Nova York do dia 24 de novembro de 2.023.

3.Dinâmica das Relações Interpessoais

        Acerca das relações interpessoais que  acontecem ao longo da nossa vida, e através delas podemos fazer parte de vários grupos. Isso acontece também quando participamos de grupos organizacionais, onde ingressamos e começamos a nos relacionar com colegas de vários setores, e isso pode gerar alguns conflitos.

        "As pessoas são diferentes entre si e dotadas de personalidade própria, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidoras de habilidades e conhecimentos, destrezas e competências."(CHIAVENATO<2009, p.3).

        Essas relações sempre acontecem em ambiente que recebe interferência dos indivíduos, e esses ambientes podem ser internos e externos

No livro-texto é abordado a cultura organizacional que representa  as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos indivíduos pertencentes à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (787.4 Kb)   docx (650.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com