TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propagação de videiras

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 2

                                                     Propagação de videiras

INTRODUÇAO

As mudas de videira são obtidas por multiplicação vegetativa, utilizando pé franco ou por enxertia. A muda de pé franca é utilizada somente para cultivares comum ou americana, pois, tem maior  tolerância a doenças .

A produção de mudas por enxertia é mais recomendada, pois assegura um controle mais eficiente de doenças, como a mais preocupante que é a filoxera. Outro método usado é a enxertia de mesa que resulta da união do enxerto da cultivar produtora, com uma ou duas gemas, a um porta enxerto enraizado ou uma estaca não enraizada depois plantada no campo.

A técnica empregada no Brasil é a enxertia em porta enxerto enraizada no campo, ou seja, no lugar onde será implantado o parreiral, feita através de garfagem na faze de repouso da planta.

Métodos de propagação em videiras

        As mudas podem ser formadas a partir de partes vegetativas, como a enxertia e estaquia.

       A enxertia é um método de unir duas partes de plantas diferentes afim de formar uma única planta produtiva.A enxertia consiste na junção do porta enxerto, geralmente uma planta tolerante a doenças, com a copa altamente produtiva , para formar uma planta ideal .

       Estaquia utiliza-se muito em videiras por ter facilidade em enraizar, consiste apenas em retiras uma parte da planta para que possa se desenvolver.

 

Uso de porta enxertos em videiras

       É um método mais utilizado para a formação de mudas de videira, pela vantagem de associar a resistência do porta enxerto á doenças , com a produtividade da copa , e também a produção dessa videira será antes do que se fosse somente pé –franco.

        Se acaso adquirir porta enxertos, deve-se obter de viveiristas cuja as plantas para a fonte de propagação tenham sido obtidas em órgãos credenciados junto ao órgão certificador que tem a origem da planta,porque os portas enxertos afetados por doenças ou viroses não apresentam sintomas e tem um desenvolvimento normal , mesmo introduzindo a copa, só depois de anos q mostrara o sintoma da doença e não tem mais controle a não ser a reposição da muda.

         A cultivar produtora (copa) ,deve ser de vinhedos adultos de preferência de 8 á 20 anos , confiáveis em relação a sanidade , deve ser retirada de plantas sadias, de bom vigor produtivas de amadurecimento uniforme e sem sintomas de virose e outras doenças.

      Padrão das mudas

           as mudas devem estar com as raízes limpas, com 10cm de comprimento e com o ramo contendo duas gemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com